CubeSat Design Team
O CubeSat Design Team surgiu em 2020 sendo um projeto idealizado e desenvolvido pela Coordenação de Engenharia de Telecomunicações e Laboratório de Cyber Segurança e Internet das Coisas (CS&I Lab.) do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), sob a orientação técnica do Prof. Evandro César Vilas Boas. O CubeSat Design Team visa desenvolver e difundir, de maneira inédita, a pesquisa e projeto de pequenos satélites como CubeSats e CanSats para alunos de graduação do Inatel e participar de competições acadêmicas e profissionais, congressos e simpósios nacionais e internacionais para representação da Instituição. Além disso, objetiva-se atingir escolas de ensino médio e técnico locais por meio de projetos de extensão educacional.
Missões
Membros
Orientador:
Equipe:
Saiba mais sobre os membros aqui!
Participação em competições:
2ª Olimpíada Brasileira de Satélites do MCTI – OBSAT – 2021
O CubeSat Design Team do Inatel participou da 2ª OBSAT com duas equipes na categoria Nível 3 (Ensino Superior) com as seguintes propostas de projeto:
- Equipe Lorentz’s Cage:
- Proposta: Uso de cabos eletrodinâmicos para geração de energia elétrica através de potencial eletrostático;
- Integrantes: Diego A. Coutinho e Matheus R. Torres;
- Resultados: A equipe se classificou para a Fase 02 em 1º Lugar entre as equipes do estado de Minas Gerais e em 1º Lugar para a Regional de Minas Gerais na Categoria Nível 03. No Nível 03, a equipe conquistou o 1º Lugar e se classificou para a Fase 04 (Etapa Nacional).
- Equipe Eremita:
- Proposta: Sistema de Monitoramento de Florestas;
- Integrantes: Arielli A. da Conceição, Gustavo P. Ambrósio, Lívia C. G. Silva, Lucca R. S. Lopes;
- Resultados: A equipe se classificou para a Fase 02 em 3º Lugar entre as equipes do estado de Minas Gerais e em 3º Lugar para a Regional de Minas Gerais na Categoria Nível 03. A equipe terminou em 3º Lugar do Nível 03.
1ª Olimpíada Brasileira de Satélites do MCTI – OBSAT - 2021
O CubeSat Design Team do Inatel participou da 1ª OBSAT com duas equipes na categoria Nível 3 (Ensino Superior) com as seguintes propostas de projeto:
- Equipe AlphaSat:
- Proposta: Mapeamento de radiação prejudicial em órbitas baixas;
- Integrantes: Diego A. Coutinho, Pedro L. S. Paulino;
- Resultados: A equipe chegou ao fim da Olimpíada como a 3ª colocada para a região Sudeste na Categoria Nível 03, sendo convidada a integrar o seleto Super Time, juntamente a outras 09 equipes, para desenvolvimento de um satélite orbital. Além disso, o projeto final será lançado em uma plataforma de balão estratosférico.
- Equipe Priceless Brain:
- Proposta: Conectividade para IoT em áreas remotas baseadas em nanossatélites;
- Integrantes: Arielli A. da Conceição, Sthefany F. Vilela;
- Resultados: A equipe conquistou a quinta posição sudeste na Fase 01, ganhando um kit de desenvolvimento do MCTI fornecido pela empresa Pion. Na Fase 02, a equipe conquistou a oitava posição. Na Fase 03, a equipe conquistou o 1º Lugar e se classificou para a Etapa Nacional (Fase 04), onde fez o lançamento suborbital do protótipo no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CBLI).
Quer participar da equipe? Envie um email para csi-adm@inatel.br com seu currículo em anexo, iremos entrar em contato com você durante o período de prospecção de novos membros!