Coordenador Geral
Marcelo de Oliveira Marques
Engenheiro de Telecomunicações pelo Inatel e Mestre em Telecomunicações pela Unicamp. Professor do Inatel, trabalha na instituição há 28 anos com uma vasta atuação na área técnica, administrativa e financeira, tendo ocupado diversos cargos como Gerente de Educação Continuada, Pro-diretor, Diretor do Inatel e Diretor Executivo da Finatel - Fundação mantenedora do Inatel. Ao deixar a Direção da instituição, assumiu em 2018 a Coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações, cargo que ocupa ainda hoje, e em 2020 foi eleito Presidente da Finatel. Tem a sua vida profissional acadêmica totalmente voltada à educação e tecnologia, buscando trabalhar a integração da academia com as empresas, fortalecendo a formação de excelência dos futuros engenheiros através de diversas oportunidades de trabalho conjunto com o setor produtivo e colocando os futuros engenheiros em contato com as mais modernas tecnologias através de estágios, projetos de pesquisa e laboratórios de última geração.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5146581368404755
Coordenador Adjunto
Guilherme Pedro Aquino
Doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Mestre em engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. Atualmente é professor no Inatel na área de redes de telecomunicações. Também atua como pesquisador no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), desenvolvendo pesquisas na área de múltiplo acesso não-ortogonal e sistemas eficientes de sensoriamento espectral cooperativo. Também é coordenador do laboratório de segurança cibernética do Inatel.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4326726035182582
Pesquisadores:
Eduardo Henrique Teixeira
Doutorando em Telecomunicações, Mestre em Telecomunicações (2021) e Bacharel em Engenharia de Controle e Automação (2018) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. Integra a equipe de pesquisadores do IoT Research Group desde 2018, onde desenvolve pesquisas relacionadas à Internet das Coisas, Visão Computacional e Inteligência Artificial. Foi bolsista da CAPES durante o mestrado e do CNPq no doutorado. Atua como Especialista do Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom) e no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas. Desenvolve atividades de orientação de alunos de graduação em projetos de desenvolvimento nas áreas de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Visão Computacional e Segurança Cibernética. Atua no Programa de Estágio Docência do Inatel e ministra aulas de Teoria e Laboratório na Instituição desde 2015, começando como monitor.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4250288764711627
Evandro César Vilas Boas
Doutorando em Telecomunicações, Mestre em Telecomunicações (2019) e Bacharel em Engenharia de Telecomunicações (2016) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. Atua junto à Coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e integra o Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom) e o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.) desde 2020, onde orienta/co-orienta alunos no desenvolvimento de projetos de Iniciação Cientifica em IoT, segurança cibernética, eletromagnetismo, rádio definido por software (RDS) e desenvolvimento de pequenos satélites. Professor da pós-graduação em Engenharia em Automação de Sistemas Elétricos (disciplina Redes de Telecomunicações para Sistemas Elétricos de Potência). Atuou no Inatel Competence Center (2017 - 2019) em projetos de P&D na área de dispositivos passivos de radiofrequência (RF), desenvolvendo soluções em antenas e guias de ondas. Integra a equipe de pesquisadores do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access, WOCA (2017-2019), onde desenvolveu as pesquisas relacionadas ao programa de mestrado. Áreas de interesse: Antenas, propagação e micro-ondas, microcontroladores, Internet of Things, Inteligência Artificial aplicada às Telecomunicações, Comunicações via satélite e rádio definido por software.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4857338376415172
Ítalo Augusto de Sousa Tacca
Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel desde 2018, onde atuou como monitor na disciplina de Introdução à Engenharia (2018 - 2020) e bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (CS&I Lab) em 2019. Atualmente atua como monitor nas disciplinas de Redes de Computadores, Cálculo Numérico e Sistemas de Comunicações Móveis, além de integrar o Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom) como estagiário, onde desenvolve pesquisas na área de segurança de redes 5G. Entusiasta na área de programação de embarcados.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6178077516499514
Vanessa Mendes Rennó
É aluna regular de Doutorado na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Possui Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2018) e graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Inatel (2016). Foi pesquisadora de mestrado, pela CAPES, e é pesquisadora de doutorado, pela FAPESP. Os principais trabalhos de pesquisa são na área de Telecomunicações, com foco em comunicações digitais, modelamento de canais de comunicações, simuladores de desvanecimento, desempenho de canais de comunicações, machine learning, sensoriamento espectral, rádio cognitivo e diversidade de recepção, rendendo publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais. Também atua como Especialista em Telecomunicações no Inatel, na área de ensino e pesquisa do Centro de Segurança Cibernética (CxSC).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9121098337331787
Gabriel Henrique Barros Damasceno
Graduando do 9º período em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. Atuou como monitor de Algoritmos I, Algoritmos II, Eletromagnetismo e Sinais e Sistemas. Realizou pesquisas sobre Cyber Security e Ethical Hacker, a fim de desenvolver a elaboração de uma sequência de testes de segurança cibernética para a adequação das instituições à Lei Nrº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Desenvolve sua segunda Iniciação Científica em pesquisas sobre nanoantenas plasmônicas e simulações no software COMSOL Multiphysics, com o objetivo de possíbilitar a comunicação intra- e inter-chip com altas taxas e baixa latência, para aplicação em tecnologias 6G. Artigo com propósito de ser publicado em uma revista de alto fator de impacto. Foi estagiário do laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access), onde realizou pesquisas em antenas para Sub-GHz e simulações no software Ansys Eletronics Desktop (HFSS), para aplicações em tecnologias 5G e 6G. Cuidou também da parte administrativa do laboratório. Atualmente é estagiário do Centro de Segurança Cibernética (CxSC) do Inatel e aluno especial do Programa de Mestrado da instituição.
Ex-membros:
Estagiários:
Flávio Eduardo Cruz Maia
Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo Inatel, cursando o 9° período, e estagiário na área de Cyber Segurança e Internet das Coisas no Centro de Cyber Segurança do Inatel (CxSC Telecom). Participou do curso de Redes de comunicações móveis de 5ª geração, INATEL (2017); Atuou como bolsista Fapemig – "Estudo da Mobilidade nas Cidades Inteligentes" – (2018) com Artigo publicado e apresentado no Incitel em (2019). Participação na Fetin de 2019 com um projeto envolvendo microcontroladores e protocolos de comunicação.
Joicy Adriani de Paula
Técnica em Eletrônica com ênfase em Automação Industrial pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" (ETE "FMC") e graduanda em Engenharia de Controle e Automação no Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. Atuou como assessora no Núcleo de Gestão de Conhecimento e Treinamentos da Empresa Júnior do Inatel (CP2eJr) e como monitora das disciplinas de Eletrônica Digital I, Eletrônica Digital II e Sistemas Microcontrolados e Microprocessados.
Pedro Henrique de Almeida
Graduando em Engenharia de Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, cursando 10º período, e estagiário na área de Cyber Segurança e Internet das Coisas no Centro de Cyber Segurança do Inatel (CxSC Telecom). Na Instituição atuou como monitor nas disciplinas de Matemática e Física; Participou de projeto de Iniciação Científica no laboratório IoT Research Group, no qual desenvolveu uma aplicação mobile para consulta de dados em um Middleware; Participou da Fetin com o projeto Estacionamento Inteligente baseado em IoT e realizou alguns cursos na Instituição voltados à programação: Python, Programação Orientada a Objetos (POO) e Java Script (JS). Realizou os seguintes cursos oferecidos pela Cisco: Introduction to Networks; Introduction to Cybersecurity; Cybersecurity Essentials e CyberOps Associate.
Pesquisador:
Francisco de Assis Silva do Carmo
Formado no Inatel e Pós-Graduado em Cyber Segurança é aluno do Mestrado e atualmente é integrante do CS&I Lab auxiliando nos projetos de Iniciação Científica aplicando seus conhecimentos nas áreas de infraestrutura, redes e cyber segurança. Faz parte da equipe de Redes e Internet do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Inatel. Possui as certificações internacionais, CompTIA Secutiry+ e CompTIA Network+. Também é pesquisador independente nas áreas de Engenharia Social e Pentest e professor nos cursos de Pós-Graduação do Inatel.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5052999522047243