Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Membros

Coordenação

Marcelo de Oliveira Marques

Marcelo de Oliveira Marques

Engenheiro de Telecomunicações pelo Inatel e Mestre em Telecomunicações pela Unicamp. Professor do Inatel, trabalha na instituição há 28 anos com uma vasta atuação na área técnica, administrativa e financeira, tendo ocupado diversos cargos como Gerente de Educação Continuada, Pro-diretor, Diretor do Inatel e Diretor Executivo da Finatel - Fundação mantenedora do Inatel. Ao deixar a Direção da instituição, assumiu em 2018 a Coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações, cargo que ocupa ainda hoje, e em 2020 foi eleito Presidente da Finatel. Tem a sua vida profissional acadêmica totalmente voltada à educação e tecnologia, buscando trabalhar a integração da academia com as empresas, fortalecendo a formação de excelência dos futuros engenheiros através de diversas oportunidades de trabalho conjunto com o setor produtivo e colocando os futuros engenheiros em contato com as mais modernas tecnologias através de estágios, projetos de pesquisa e laboratórios de última geração.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5146581368404755

Pesquisadores:

Guilherme Pedro Aquino

Guilherme Pedro Aquino

Doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Mestre em engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atualmente é professor no Inatel na área de redes de telecomunicações. Também atua como pesquisador no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), desenvolvendo pesquisas na área de múltiplo acesso não-ortogonal e sistemas eficientes de sensoriamento espectral cooperativo. Também é coordenador do laboratório de segurança cibernética do Inatel.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4326726035182582

Evandro César Vilas Boas

Evandro César Vilas Boas

Doutorando em Telecomunicações, Mestre em Telecomunicações (2019) e Bacharel em Engenharia de Telecomunicações (2016) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atua junto à Coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e integra o Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom) e o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.) desde 2020, onde orienta/co-orienta alunos no desenvolvimento de projetos de Iniciação Cientifica em IoT, segurança cibernética, eletromagnetismo, rádio definido por software (RDS) e desenvolvimento de pequenos satélites. Professor da pós-graduação em Engenharia em Automação de Sistemas Elétricos (disciplina Redes de Telecomunicações para Sistemas Elétricos de Potência). Atuou no Inatel Competence Center (2017 - 2019) em projetos de P&D na área de dispositivos passivos de radiofrequência (RF), desenvolvendo soluções em antenas e guias de ondas. Integra a equipe de pesquisadores do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access, WOCA (2017-2019), onde desenvolveu as pesquisas relacionadas ao programa de mestrado. Áreas de interesse: Antenas, propagação e micro-ondas, microcontroladores, Internet of Things, Inteligência Artificial aplicada às Telecomunicações, Comunicações via satélite e rádio definido por software.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4857338376415172

Francisco de Assis Silva do Carmo

Francisco de Assis Silva do Carmo

Formado no Inatel e Pós-Graduado em Cyber Segurança é aluno do Mestrado e atualmente é integrante do CS&I Lab auxiliando nos projetos de Iniciação Científica aplicando seus conhecimentos nas áreas de infraestrutura, redes e cyber segurança. Faz parte da equipe de Redes e Internet do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Inatel. Possui as certificações internacionais, CompTIA Secutiry+ e CompTIA Network+. Também é pesquisador independente nas áreas de Engenharia Social e Pentest e professor nos cursos de Pós-Graduação do Inatel.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5052999522047243

Daniel Paiva Fernandes

Daniel Paiva Fernandes

Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (2004) e em Sistemas de Informação pela UNIFEI (2017), é aluno de Mestrado em Computação Aplicada (UNIFEI) e atualmente trabalha no Inatel Competence Center no projeto P&D de BSS da Ericsson, onde atua como Test Lead e Security Master.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3829899391539590

Estagiários:

Flávio Eduardo Cruz Maia

Flávio Eduardo Cruz Maia

Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo Inatel, cursando o 9° período, e estagiário na área de Cyber Segurança e Internet das Coisas no Centro de Cyber Segurança do Inatel (CxSC Telecom). Participou do curso de Redes de comunicações móveis de 5ª geração, INATEL (2017); Atuou como bolsista Fapemig – "Estudo da Mobilidade nas Cidades Inteligentes" – (2018) com Artigo publicado e apresentado no Incitel em (2019). Participação na Fetin de 2019 com um projeto envolvendo microcontroladores e protocolos de comunicação.

Ítalo Augusto de Sousa Tacca

Ítalo Augusto de Sousa Tacca

Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) desde 2018, onde atuou como monitor na disciplina de Introdução à Engenharia (2018 - 2020) e bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (CS&I Lab) em 2019. Atualmente atua como monitor nas disciplinas de Redes de Computadores, Cálculo Numérico e Sistemas de Comunicações Móveis, além de integrar o Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom) como estagiário, onde desenvolve pesquisas na área de segurança de redes 5G. Entusiasta na área de programação de embarcados.

Joicy Adriani de Paula

Joicy Adriani de Paula

Técnica em Eletrônica com ênfase em Automação Industrial pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" (ETE "FMC") e graduanda em Engenharia de Controle e Automação no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atuou como assessora no Núcleo de Gestão de Conhecimento e Treinamentos da Empresa Júnior do Inatel (CP2eJr) e como monitora das disciplinas de Eletrônica Digital I, Eletrônica Digital II e Sistemas Microcontrolados e Microprocessados.

Pedro Henrique de Almeida

Pedro Henrique de Almeida

Graduando em Engenharia de Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), cursando 10º período, e estagiário na área de Cyber Segurança e Internet das Coisas no Centro de Cyber Segurança do Inatel (CxSC Telecom). Na Instituição atuou como monitor nas disciplinas de Matemática e Física; Participou de projeto de Iniciação Científica no laboratório IoT Research Group, no qual desenvolveu uma aplicação mobile para consulta de dados em um Middleware; Participou da Fetin com o projeto Estacionamento Inteligente baseado em IoT e realizou alguns cursos na Instituição voltados à programação: Python, Programação Orientada a Objetos (POO) e Java Script (JS). Realizou os seguintes cursos oferecidos pela Cisco: Introduction to Networks; Introduction to Cybersecurity; Cybersecurity Essentials e CyberOps Associate.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200