Como a Associação Tecnológica do xGMobile pode apoiar a sua empresa?

Em um mundo cada vez mais conectado, a inovação em redes de telecomunicações móveis é fundamental para o progresso econômico e social. A demanda por tecnologias mais rápidas e eficientes cresce a cada dia, e estar à frente dessas transformações pode ser o diferencial competitivo que sua empresa precisa. O Centro de Competências EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G - xGMobile oferece a empresas e startups uma oportunidade única: integrar-se à Associação Tecnológica (AT) e se preparar para o futuro das telecomunicações.

Por meio da AT, o xGMobile permite que aos associados estarem inseridos em um ecossistema de inovação, pesquisa de vanguarda e capacitação para as novas tecnologias que estão chegando ao mercado. O Centro integra empresas de segmentos variados e diferentes portes, permitindo a conexão entre organizações e profissionais. É a reunião de um mesmo interesse: explorar e desenvolver novas oportunidades a partir das pesquisas em 5G e 6G.

 

As operadoras regionais

O 5G está presente em diversas cidades do Brasil há quase 2 anos, mas ainda há muito trabalho para ser feito. Parte desse trabalho cabe às operadoras de telecomunicações regionais, empresas que detêm a outorga de operação em regiões específicas do país. O xGMobile já conta com diversas associadas que podem desfrutar das tecnologias e pesquisas em desenvolvimento, sendo elas operadoras de grande representação no Nordeste e Sudeste do país.

A iez! telecom, por exemplo, possui a autorização da ANATEL para operar em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, e está em processo de implantação do 5G em mais de 750 cidades. Por meio do xGMobile, a empresa a empresa pode capacitar suas equipes com cursos rápidos e até mesmo pós-graduações oferecidas pelo Centro em redes 5G e 6G.

Para o Diretor de Novos Negócios da iez! telecom, Anderson Ferreira, o grande diferencial do xGMobile está na sinergia entre empresas de ponta, centros de pesquisa avançada, universidades de renome e entidades estratégicas que estão à frente da evolução das redes móveis. Essa colaboração é fundamental para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, que não só atendem às demandas atuais de conectividade, mas também preparam o terreno para os desafios futuros em um cenário de rápidas transformações.

“Com essa aliança, estamos impulsionando uma revolução digital que irá redefinir o panorama da conectividade móvel no Brasil, um país de dimensões continentais. Nossa missão é estar à frente, utilizando tecnologia de ponta para criar redes mais inteligentes e resilientes, capazes de suportar as demandas emergentes de um mundo cada vez mais conectado", afirma Ferreira, que também atua como membro suplente do Conselho Consultivo do xGMobile.

A visibilidade e reconhecimento de mercado gerado a partir da participação da Associação Tecnológica do xGMobile para as empresas associadas são exponenciais. Não só pelos conhecimentos adquiridos, mas também pelas ferramentas inovadoras a que terão acesso. As empresas ainda têm a oportunidade de propor novos projetos para solucionar problemas e desenvolver cases inovadores. A tecnologia desenvolvida terá um objetivo em comum: vencer desafios de um ecossistema.

 

Mas, e o 6G?

As associadas terão acesso às pesquisas desenvolvidas voltadas para o 5G e 6G. Nesse caso, o benefício é visto com uma possibilidade de novos negócios e expansão da oferta de serviços.

O xGMobile se transforma em um meio para que a tecnologia ganhe proporções no que diz respeito em novas possibilidades para o futuro das redes móveis de telecomunicação. Dessa forma, as corporações poderão acompanhar de perto as inovações em termos de 5G, 6G e gerações futuras, transformando conhecimento em soluções reais para o mercado.

"O xGMobile tem o objetivo de colocar o Brasil como protagonista no mundo diante das futuras redes móveis. Estamos falando de tecnologia na fronteira do conhecimento, de aplicações que virão a ser usadas na continuação do 5G, depois no 6G e até mesmo para frente disso". Luciano Leonel Mendes, Coordenador do xGMobile.

A partir das inovações e os conhecimentos teóricos já em andamento, as instituições terão capacidade de operar e colocar em práticas as tecnologias para o 6G, no futuro. A ideia é que os próximos passos sejam dados de forma mais célere que os do 5G, na atualidade, e assim ofertar novas oportunidades para o consumidor final.

Não só em termos de serviços, mas também em dimensões estruturais, os associados já estarão preparados para aplicar as metodologias que serão necessárias para a implantação o 6G. Dessa forma, todos os usuários no país terão acesso às novas alternativas que as próximas gerações de redes móveis oferecerão, posicionando o Brasil no centro das discussões sobre redes móveis. Para saber mais sobre a Associação Tecnológica do xGMobile, clique aqui.

Veja mais