O CS&I Lab, Laboratório do curso de Engenharia de Telecomunicações, dedicado às pesquisas de Cibersegurança e Internet das Coisas (IoT), recebeu cerca de 30 alunos para um Hackathon preparativo para a Fetin. Na sexta-feira (18), os estudantes que participam das atividades do laboratório se reuniram e puderam desenvolver projetos e já se preparar para a Feira.
A maratona foi conduzida pelos orientadores do laboratório, Eduardo Teixeira e Evandro Vilas Boas. Sob a direção deles, diversas propostas foram apresentadas em pitchs pelos estudantes. Entre os protótipos desenvolvidos, estão um robô para ensinar eletrônica e lógica de programação para crianças e um aplicativo para controle do estacionamento do Inatel. A ideia, de acordo com a organização, é que outra edição seja realizada próxima da Fetin, para a finalização das ideias.
CTF interno
Além do Hackathon, o CS&I Lab também sediou um uma maratona de programação com os alunos bolsistas do laboratório que integram os times de competição de cibersegurança. Os grupos foram divididos em duas equipes: hackers e rede TIC.
Por meio do CTF, os times estão se preparando para as competições que ocorrem anualmente no país, garantindo que eles também estejam “envoltos nessa nova demanda que está surgindo em cima da segurança cibernética. A gente está preparando esses novos profissionais para o ambiente de trabalho”, explica o Líder da Competição de Hackers do Inatel, Aryel Lopes.