No último final de semana, de 14 a 16 de outubro, quem esteve no ginásio do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, pode conferir como a interação homem e máquina pode ser um sucesso. A IronCup reuniu cerca de 500 estudantes de vários estados brasileiros em uma grande competição de robótica, divididos em 38 equipes e 222 robôs disputando 13 categorias nas modalidades Combate, Sumô, Seguidor de Linha, Robô Trekking e Futebol. O evento é uma realização do Inatel em parceria com a RoboCore.
A Robotbulls – equipe de robótica do Inatel – conquistou nove troféus. Teve dobradinha de primeiro e segundo lugares na categoria Sumô Mini Autônomo; a equipe foi campeã de Sumô 3kg Autônomo e vice-campeã no Sumô 3kg Radiocontrolado; ficou em 2º lugar no Futebol Mini; 3º lugar no Futebol Mini Simulado e também no Combate Ant-weight.
O estudante do sexto período de Engenharia Biomédica do Inatel e integrante da Robotbulls, Edmundo Henrique de Paiva Silva, ficou bastante impressionado com a estrutura e com a dedicação das equipes este ano. “Foi a nossa melhor IRONCup disparada, com três de ouros, três pratas e três bronze também. Na minha categoria, o futebol de robôs, ficamos com a prata no futebol físico e com o bronze no futebol simulado, mantendo a tradição do pódio nessa categoria. E mesmo com a competição a mil, o pessoal manteve o espírito esportivo e sempre se disponibilizava a ajudar. Foi bem massa!”
Além do Inatel, outras instituições que garantiram pódio foram: Universidade Federal do ABC/SP, CEFET-MG, Universidade do Estado de Santa Catarina/SC, Universidade Federal de Lavras/MG, FACENS, Universidade Federal de Itajubá/MG, Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, UNESP Guaratinguetá/SP, Escola Politécnica – USP, Instituto Tecnológico da Aeronáutica/SP, Instituto Federal do Espírito Santo, CIn – UFPE, UFSCar/SP, RSM Robótica, IFSP - Campus Avaré e Universidade Estadual de Campinas.
Para o coordenador da IronCup, professor Wanderson Saldanha, foi bom demais ver as equipes todas novamente reunidas, podendo trocar experiências, trocar conhecimento. "Foi interessante observar que nesses dois anos de pandemia ninguém parou. As equipes continuaram desenvolvendo seus robôs, buscando novas tecnologias, buscando novas soluções e o que a gente viu nessa IronCup de 2022 foi isso, as equipes se sobressaindo, equipes que até então não tinham se destacado conquistando seu espaço, mostrando que durante esse dois anos de reclusão, que foram necessários em função do Covid, aproveitaram para pesquisar, para crescer e se desenvolver ainda mais e tenho certeza que as competições de 2023 vão ser ainda melhores".
E a próxima IronCup já tem data marcada: dias 23, 24 e 25 de fevereiro. "Mais uma vez, a IronCup confirmou sua posição como uma das maiores competições de robótica do país. Estamos a praticamente 6 meses da próxima competição e observamos que a maioria dos competidores estão pensando em voltar pra gente poder fazer mais uma vez essa grande festa. 2022 foi muito melhor que as outras edições e a expectativa é de que 2023 é que seja ainda melhor", completa o professor.
A classificação completa da IRONCup 2022 pode ser conferida neste link.