Durante o último final de semana, a IronCup, competição nacional de robótica, realizada no Inatel em parceria com a RoboCore Tecnologia ganhou os olhos de estudantes e amantes do segmento. Mais de 600 estudantes e profissionais da área se concentraram no Ginásio do Inatel para competir em uma disputa emocionante e, claro, acirrada entre as mais de 15 categorias da IronCup.
A equipe de robótica do Inatel, RobotBulls, teve um desempenho expressivo na IronCup 2025, consolidando-se entre os destaques da competição. Com um total de 8 troféus, o time demonstrou excelência em diversas categorias, incluindo Sumô, Futebol de Robôs, Seguidor de Linha e Robo Trekking.
Desempenho e desafios da RobotBulls
De acordo com Wanderson Saldanha, coordenador da RobotBulls, cada competição é uma oportunidade de aprendizado, e os resultados foram positivos. Um dos principais diferenciais da equipe neste ano foi a inovação nas soluções aplicadas aos robôs. "As equipes apresentaram novas soluções para desafios já conhecidos, o que gerou melhorias significativas. Tivemos a oportunidade de aplicar novas tecnologias e avaliar seu desempenho em competições reais", explica Saldanha.
A categoria mais desafiadora desta edição foi a estreante do evento: Micro Hockey. A equipe ainda garantiu a 3ª colocação, abrindo “as portas para novas conquistas nas competições que estão por vir", comemora o coordenador.
Categorias premiadas pela RobotBulls
- Robo Trekking - Pro
1º lugar – Bullratella
- Futebol – Mini
1º lugar – Bullcelona
- Seguidor de Linha – Perseguidor
1º lugar – FlashBull
2º lugar – Bullbaloo
- Futebol – Simulation Mini
2º lugar – Bullgados
- Sumô Mini - 500g (Autônomo)
3º lugar – BamBull
- Seguidor de Linha – Pro
3º lugar – Bullbaloo
- Hockey – Micro (454g)
3º lugar – Bulltafogo (categoria estreante na IronCup)
Além dessas conquistas, a RobotBulls garantiu colocações importantes em outras categorias, como Sumô 3Kg e Futebol Simulation 2D, reforçando a competitividade da equipe.
Com um histórico de alto desempenho, a RobotBulls se consolida como uma das principais equipes de robótica do Brasil. "Ainda temos algumas categorias para explorar e conquistar, mas é questão de tempo para vermos o nome do Inatel nas primeiras colocações de todas as competições", afirma Saldanha.
Futebol de Robôs: LARC à Vista
A equipe do Inatel conquistou o pódio em duas categorias de Futebol de Robôs – Mini e Simulation Mini –, garantindo vagas para a Latin American Robotics Competition (LARC), que acontece no segundo semestre deste ano.
De acordo com o professor Alexandre Baratella, coordenador das graduações em Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica do Inatel, a intenção é levar a equipe para a competição nas três categorias em que participa, restando apenas a classificação no Simulation 2D. O trabalho segue intenso para as próximas competições ainda neste semestre.
Próxima meta: Mundial de Sumô de Robôs
Apesar de não ter conquistado a vaga para o Mundial de Sumô de Robôs no Japão, que era uma das metas da equipe, o coordenador da RobotBulls, Wanderson Saldanha ressalta que ainda há oportunidades.
A IronCup é uma das quatro competições que garantem vagas para o All Japan Robot Sumo, que ocorrerá em dezembro em Tóquio. "Ainda temos três chances [outros campeonatos acontecem no decorrer de 2025] e estamos nos preparando intensamente para representar o Brasil no Japão", aponta, Saldanha.