Com seis décadas de dedicação à vanguarda tecnológica, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel prepara sua presença no Futurecom 2025, o principal evento de Conectividade e Inovação da América Latina, que ocorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro, em São Paulo.
Reconhecido como um dos principais centros de ensino, pesquisa e inovação tecnológica do país, o Instituto leva ao evento projetos que demonstram a atuação em conectividade, inteligência artificial, cibersegurança e novas iniciativas em educação continuada. A expectativa é reforçar a contribuição para o avanço tecnológico nacional em um dos maiores palcos de inovação da América Latina.
Projetos que conectam pesquisa e inovação
O estande da instituição reunirá soluções desenvolvidas pelo Inatel para o mercado e também pelo Centro de Competência Embrapii Inatel em Redes 5G e 6G – xGMobile, núcleo de pesquisas voltado às futuras gerações de redes móveis e aplicações em conectividade avançada.
Para o diretor do Instituto, Carlos Nazareth Motta Marins, a presença do Inatel no Futurecom reafirma o papel da instituição de conectar educação, pesquisa e mercado. “Queremos mostrar como a ciência e a inovação geradas no Brasil podem impactar o futuro da conectividade e transformar diferentes setores da sociedade”, afirma.
Unidade Embrapii em destaque
A Unidade Embrapii Inatel terá papel central nesta edição do evento. Recredenciada recentemente, ela ganhou escopo ampliado para atuação em Sistemas Digitais e Radiofrequência, reforçando a capacidade técnica do Instituto em apoiar a transformação digital da indústria. Hoje, já soma quase uma década de parcerias estratégicas e mais de 85 projetos desenvolvidos com empresas nacionais e multinacionais, oferecendo soluções que vão de dispositivos IoT e circuitos integrados até sistemas inteligentes de monitoramento e decisão.
Esse avanço consolida a presença em setores estratégicos como energia, óleo e gás, mineração, saúde e agronegócio. As oportunidades de parceria como Unidade EMBRAPII e Centro de Competência serão tema da palestra “Inovação que gera resultados: cases e oportunidades” do gerente de desenvolvimento de negócios do Inatel, Sandro Duarte Azevedo, no evento.
Educação e espaço de conteúdo
A educação, eixo central da missão do Inatel, também terá destaque no Futurecom. A instituição apresenta novidades em seu portfólio de pós-graduação, entre elas os cursos em Redes de Comunicações Móveis 5G e Tecnologias Disruptivas e Gestão em Saúde. Além disso, o instituto dispõe de outras opções, como Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações, Engenharia de Software Aplicada, MBA em Gestão de Negócios Tecnológicos e Tecnologias Emergentes para a Indústria.
O Inatel contará ainda, pela primeira vez, com um espaço dedicado a painéis dentro do próprio estande no Futurecom. Serão sessões de 30 minutos, gratuitas e abertas a todos os visitantes, que reunirão porta-vozes da instituição e parceiros estratégicos. Os temas abordam inovação, cibersegurança e educação continuada, promovendo a troca de experiências e o acesso democrático ao conhecimento. “Queremos fomentar o diálogo e compartilhar nossas pesquisas de forma próxima, aproximando a sociedade das inovações que já estão moldando o futuro da conectividade”, acrescenta Nazareth.
Além das atividades no estande, o Inatel terá participação ativa no Congresso do Futurecom, com pesquisadores, especialistas e professores como Carlos Nazareth, Guilherme Aquino, José Camara Brito, Yago Oliveira, Isabela Vito e Fabiola Prado para discutir tendências e desafios da transformação digital. Os debates incluirão temas como inteligência artificial, segurança de redes e aplicações emergentes em diferentes setores da economia, reforçando a relevância da instituição em um evento que reúne líderes e especialistas do Brasil e do mundo.
Confira a programação completa do Inatel no Futurecom aqui.