O Nativos do Futuro já está no ar e chega como uma plataforma gratuita voltada a estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O espaço digital reúne cursos online, podcasts, reportagens especiais e conteúdos tecnológicos sobre temas que vão de inteligência artificial, conectividade e cidades inteligentes até robótica, programação, sustentabilidade e ciências. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento, despertando nos jovens o interesse pelo aprendizado tecnológico.
Além dos conteúdos exclusivos, a plataforma também traz informações sobre as Olimpíadas Tecnológicas, que vêm sendo realizadas nos últimos dois anos em diferentes regiões do país. Nessas competições, jovens estudantes participam de desafios de robótica, programação, biomédica e cibersegurança. Em cada edição, os estudantes são estimulados a aplicar a criatividade e o trabalho em equipe para propor soluções inovadoras para problemas reais, aproximando teoria e prática de maneira lúdica e transformadora.
Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Nativos do Futuro é idealizado e realizado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. A iniciativa busca se consolidar como referência nacional em educação tecnológica gratuita para jovens.
“O Nativos do Futuro é um convite para que jovens de todas as regiões explorem conteúdos que inspiram, aprendam de forma interativa e se enxerguem como protagonistas do futuro digital do Brasil”, destaca o coordenador do projeto, professor Guilherme Marcondes. A plataforma pode ser acessada gratuitamente em qualquer dispositivo pelo endereço: www.nativosdofuturo.com.br
Olimpíadas
Em 2024 e 2025, o projeto Nativos do Futuro realizou competições tecnológicas nas cinco regiões do Brasil, levando desafios de robótica, programação, cibersegurança e engenharia biomédica para jovens do ensino médio. Esse ano, as competições passaram pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Goiás e Maceió. As finais serão no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, em 31 de outubro.