RobotBulls disputa mundial de robótica no Japão

Viagem vem depois de importantes conquistas do time do Inatel em outra competição internacional 

A RobotBulls, equipe de robótica do Inatel, está em contagem regressiva para representar o Brasil no All Japan Robot-Sumo Tournament pela segunda vez. Após sua estreia no torneio em 2019, a equipe retorna ao Japão para disputar o principal campeonato mundial de sumô de robôs, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro. A classificação foi garantida durante a IRONCup 2024, consolidando o “Bullbasauro Controlado” como um dos robôs mais competitivos do país na categoria Sumô 3kg Rádio Controlado (RC).

Os alunos Ewel Fernandes Ferreira, do 8º período de Engenharia de Software, e Pedro Lucchesic, do 8º período de Engenharia Elétrica, serão acompanhados pelo professor Wanderson Saldanha, coordenador da equipe. “Desde a sua criação em 2013, a RobotBulls tem se dedicado a conquistar uma posição de destaque no universo da robótica no Brasil e, agora, busca esse reconhecimento a nível mundial. O fato de estarmos ao lado das melhores equipes do mundo nos permite trocar experiências, aprender e evoluir. Nossos robôs sairão deste torneio muito melhores.”, destaca o professor.

Desde a confirmação da vaga, a RobotBulls intensificou sua preparação com treinos mais intensos e ajustes técnicos. Entre as melhorias no robô, estão o aumento da voltagem, novos motores de alta potência e um design mais eficiente para enfrentamentos diretos. A equipe também tem trabalhado a parte estratégica, simulando cenários de combate e estudando os robôs adversários que enfrentarão.

Para Ewel Fernandes Ferreira, operador do robô, participar dessa competição é a realização de um sonho. “Estar em um campeonato mundial é uma experiência incrível que, com certeza, impactará no meu futuro acadêmico e profissional. A robótica é a minha vida, e me sinto extremamente feliz e realizado por estar vivendo esse momento", afirma o aluno.

Esta será a segunda viagem internacional da equipe neste ano. Em novembro, os alunos Marco Antônio Carnevalli e Enzo Rodrigues, do curso de Engenharia de Controle e Automação, participaram da Latin American Robotics Competition (LARC), realizada no Peru. Na ocasião, conquistaram o 1º lugar na categoria VSSS Team Challenge, em parceria com as equipes do ITA e Titans, além de 2º lugar na categoria Very Small Size Soccer e 3º lugar na categoria 2D Simulation.

IRONCup e a seleção para o Japão

Desde 2020, a IRONCup detém a certificação para selecionar equipes brasileiras para o mundial, mas o envio de representantes foi interrompido devido à pandemia. Em 2024, a competição retomou sua posição de destaque, classificando representantes nas categorias Sumô Mini (500g), com robôs nas versões autônoma e rádio controlada (RC), e Sumô 3kg, também em ambas as modalidades.

As equipes certificadas para representar o Brasil no Japão este ano foram a RSM Robótica, do Instituto RSM, de Mogi das Cruzes (SP), com os robôs Popossauro (autônomo) e Bites The Dust (RC), na categoria Sumô 500g; a RioBotz, da Universidade PUC-Rio, do Rio de Janeiro (RJ) com o robô Aldebaran+, na categoria Sumô 3kg (autônomo); e a RobotBulls, do Inatel, de Santa Rita do Sapucaí (MG), que estará presente com o robô Bullbasauro Controlado, na categoria Sumô 3kg (RC).

“A IRONCup hoje é reconhecida como uma das maiores e mais importantes competições do Brasil. A parceria com o All Japan Robot-Sumo Tournament ganha mais força a cada edição, atraindo mais equipes e mais robôs para esse grande desafio”, declara o professor Saldanha. 

A edição 2025 da IRONCup acontecerá de 14 a 16 de fevereiro e as inscrições já estão abertas. Inscreva sua equipe aqui.

Veja mais