A IRONCup evidencia os robôs para além das máquinas e aposta nas tecnologias robóticas como uma ferramenta de ensino. Entre as disputas desta edição, o grande destaque é o “Peso Cupim”, com robôs de combate estruturados em MDF e mais acessíveis.
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel realiza a 8ª edição da IRONCup. A Copa Nacional de Robótica é um evento em parceria com a Robocore, que acontece em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, nos próximos dias um a três de março de 2024. A competição reúne aproximadamente 600 competidores, divididos em mais de 60 equipes, nacionais e internacionais. Ao todo serão 17 categorias, no formato presencial e virtual, com mais de 350 robôs que disputam as modalidades: Combate, Seguidores de Linha, Trekking, Sumôs de Robôs, Futebol de Robôs. Clique aqui e confira a programação completa.
A IRONCup é essencialmente uma experiência de competição aberta, com equipes mistas, das mais variadas idades, bem como voltada para os apaixonados pela robótica no Brasil. Outra característica da competição são os formatos de combate presenciais e remotos. Quanto às cinco classes de disputa, essas contemplam robôs de diversos portes e que realizam tarefas de diferentes níveis de complexidade. Os equipamentos são classificados conforme a estrutura de funcionamento, ou seja, as disputas são marcadas por robôs que necessitam de comandos específicos e também pelos que funcionam de forma autônoma, na realização de atividades.
Uma das categorias mais empolgantes da competição é a “Combate”, uma modalidade em que dois robôs equipados com armas lutam em uma arena blindada, tendo como objetivo golpear o oponente. Um dos grandes destaques desta edição é o “Combate Peso Cupim”, que vem popularizando as copas de robótica pelo mundo. Enquanto alguns motores para as “lutas” exigem um investimento de aproximadamente R$3.000,00, um “Robô Cupim” de combate totalmente montado, em madeira MDF, sai por aproximadamente R$100,00. O Inatel lança essa modalidade na edição do ano de 2024, visando assim um torneio também mais acessível e educativo. Além da competição, a modalidade vira um projeto acadêmico da Instituição, que será desmembrado até o ano de 2025 em escolas de ensino médio do sul de Minas Gerais e no estado. Na IRONCup será lançado esse formato de competição e ainda o projeto de capacitação em robótica, com enfoque em “Robô Cupim”, para aproximadamente 50 instituições do Brasil.
Entre as categorias de disputa já existentes há anos na Copa do Inatel, a categoria “Mini Sumô” e “LEGO” possuem regras iguais e gerais a todas as lutas. O que diferencia esses combates são os tamanhos e materiais em que os robôs são construídos. O “Sumô LEGO”, por exemplo, é arquitetado por meio de um kit “LEGO”, em que o robô não pode ultrapassar 1 kg. Já o “Mini Sumô” pode ser construído de qualquer material e forma, desde que não ultrapasse ½ kg. Durante essa categoria de competição, que também inclui o peso de 3kg, os robôs devem ter um desempenho completamente autônomo, sem interferências externas.
Na categoria “Seguidor de Linha”, carros autônomos pré-programados devem realizar um percurso estabelecido no menor tempo possível. No entanto, o “Seguidor de Linha Perseguidor” tem como objetivo enfrentam outro robô e, o mais rápido, vence. Já a classe de disputa “Trekking”, caracteriza-se pela capacidade de os robôs se deslocarem em ambientes abertos, para cumprir tarefas que simulam atividades reais. É importante ressaltar que ambas as categorias exigem que os robôs sejam autônomos e terrestres.
Já a lógica da competição “Futebol 2D” permite inferências e conduções dos competidores, para além da programação do jogo de futebol virtual, a fim de que os dois times rivais realizem as tarefas da partida, assim como em um jogo real. Em outra disputa de futebol, a “Futebol Mini”, há a presença de três robôs por time, que jogam o futebol real entre si. Os robôs neste caso são autônomos, programados para realizarem as jogadas sem a interação com um sistema de controle externo - humano ou máquina. As regras funcionam de forma semelhante ao futebol, porém de maneira simplificada. Ganha quem realizar mais gols até o final da partida e, caso termine em empate, a disputa é decidida nos pênaltis.
O torneio desafia estudantes a desenvolverem conhecimentos que extrapolam os limites da ciência experimental e das aplicações tecnológicas. A competição promove o ensino da engenharia, matemática, ciência e tecnologia, bem como estimula o desenvolvimento de habilidades como a empatia e o trabalho em grupo, aptidões que contribuem para uma melhor formação educacional e profissional dos estudantes. A Copa de Robótica acontece para além de um conhecimento das máquinas, é uma competição que se expande para uma construção pedagógica, educacional e esportiva, ao construir um conhecimento por meio de um aprendizado técnico, em um processo de “aprender fazendo”.
Desde 2018 a IRONCup integra o calendário oficial da Robocore, empresa pioneira no desenvolvimento da robótica nacional e apoiadora da competição. A ação é certificada ainda pela All Japan Robot Sumo Tournament, competição mundial de robôs, realizada todos os anos no Japão. As disputas são abertas ao público e haverá também uma praça de alimentação com Food Trucks, garantindo uma experiência completa para o evento.