Professor e doutorando do Inatel conquista prêmio internacional

O professor e doutorando do Inatel, Evandro Cesar Vilas Boas, foi reconhecido com o prêmio de melhor artigo de estudante no 1st IEEE Latin American Conference on Antennas & Propagation (LACAP), realizado em Cartagena das Índias, na Colômbia, entre os dias 1º e 4 de dezembro. O evento, voltado para avanços na área de antenas e propagação, reuniu pesquisadores de diferentes países para compartilhar descobertas e fortalecer conexões.

O trabalho premiado, intitulado "Mechanically Frequency Reconfigurable Cavity-Backed Slot Antenna based on ENZ Medium for Millimeter Waves", consiste em uma abordagem para o desenvolvimento de antenas, com a aplicação de dopagem fotônica em cavidades metálicas utilizando materiais dielétricos para criar um meio com propriedades eletromagnéticas próximas de zero.

“O foco do estudo é alcançar meios com permissividade próxima de zero, um conceito chamado epsilon-near-zero (ENZ), permitindo obter antenas com ressonância independente da geometria. Esse fenômeno permite inovar na concepção de irradiadores em frequências altas para atender diversos cenários de aplicações do 5G”, explica o pesquisador.

A cavidade dopada é utilizada para excitar um slot que opera em torno da frequência de 26,5 GHz. O estudo também introduz uma estrutura móvel composta por slots de diferentes comprimentos, que, ao se sobreporem ao slot inicial, possibilitam a reconfiguração da banda de operação da antena. A inovação visa atender às exigências de flexibilidade e desempenho das antenas no contexto das redes móveis de próxima geração.

O diferencial do trabalho está na aplicação de conceitos recentemente desenvolvidos no campo do eletromagnetismo para o desenvolvimento de dispositivos de Radiofrequência, neste caso, uma antena com capacidade de reconfiguração.

“As contribuições do Evandro avançam o estado da arte em antenas e metassuperfícies, enfrentando desafios de miniaturização, eficiência e seletividade em frequência. Ele explorou tecnologias inovadoras, como meios ENZ e fotônica, ampliando as fronteiras da ciência aplicada em telecomunicações, além de incorporar técnicas modernas de fabricação, como impressão 3D e dispositivos flexíveis, para desenvolver soluções práticas e adaptáveis a aplicações emergentes”, afirma o professor Felipe Augusto Pereira de Figueiredo, orientador do trabalho.

Os próximos passos consistem em realizar as medidas do protótipo, fabricado em parceria com a empresa ProdMec, em termos de resposta em frequência e diagrama de irradiação, e explorar modelos de antenas adequados para diferentes aplicações em redes 5G.

 

O WAI Lab e os avanços em IA e Metassuperfícies

A pesquisa foi desenvolvida integralmente no WAI Lab (Wireless and Artificial Intelligence Laboratory), um espaço de pesquisa do Inatel dedicado ao estudo de Inteligência Artificial e Metassuperfícies. Inaugurado em 2024, o laboratório reúne alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado no desenvolvimento de tecnologias emergentes, como antenas reconfiguráveis, sensores vestíveis e soluções em IoT.

“O WAI Lab. e o Inatel contribuíram de forma significativa para a pesquisa, fornecendo os insumos necessários para o seu desenvolvimento. Destaco a figura de orientação do Prof. Felipe Augusto Pereira de Figueiredo que não mede esforços para fazer minha pesquisa se desenvolver e atingir tamanha relevância”, pontua Evandro.

De acordo com Figueiredo, espaços como o WAI Lab são essenciais para o avanço da ciência e da inovação, pois promovem a integração entre pesquisa acadêmica e desenvolvimento tecnológico, abordando desafios complexos na interseção de redes sem fio e inteligência artificial. Ao desenvolver soluções práticas e aplicáveis, como a otimização de redes de próxima geração, o laboratório não apenas impulsiona o progresso científico, mas também gera impactos significativos em diversos setores da sociedade.

Veja mais