Um sistema de radiocomunicações desenvolvido no Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel alcançou taxas de transmissão de cerca de 115 Mbps em um enlace de aproximadamente 11,5 km durante testes de campo realizados em Quixadá, no Ceará. A solução, baseada em TV White Spaces (TVWS), utiliza canais ociosos de televisão digital para ampliar a conectividade em áreas remotas e rurais.
A campanha foi conduzida pela equipe do Centro de Competência Embrapii Inatel em Redes 5G e 6G – xGMobile, com apoio do NIC.br e da Universidade Federal do Ceará (UFC), entre os dias 13 e 17 de abril. O objetivo foi validar, em ambiente real, o desempenho do sistema desenvolvido pelo Inatel e avaliar sua aplicação em regiões com infraestrutura limitada.

Equipe do xGMobile em campo.
Durante os testes, foi implantada uma estação rádio-base no campus da UFC em Quixadá. Terminais de usuário foram distribuídos em diferentes pontos da região, incluindo escolas rurais afastadas do centro urbano e um enlace de longa distância com condições favoráveis de linha de visada.
Os cenários avaliados permitiram analisar indicadores como cobertura, estabilidade do enlace, vazão de dados e alcance do sistema. A equipe também validou o funcionamento do sensoriamento espectral embarcado nos rádios e a integração com a base de dados de TVWS desenvolvida pela UFC, responsável por informar dinamicamente os canais disponíveis para operação, conforme as regras regulatórias da Anatel.


A tecnologia TVWS utiliza faixas de frequência destinadas à televisão digital que estão livres em determinada região.
A tecnologia TVWS utiliza faixas de frequência destinadas à televisão digital que estão livres em determinada região. Em áreas rurais, onde há menor ocupação desses canais, a solução pode ampliar a cobertura de redes sem fio e promover o uso mais eficiente do espectro.
Os resultados reforçam o potencial da tecnologia como alternativa para expandir o acesso à internet em áreas de difícil cobertura. A iniciativa também contribui para o avanço de soluções voltadas ao uso dinâmico do espectro, tema estratégico para as futuras redes de comunicação.






