O Inatel tem sido um pilar essencial para o setor de telecomunicações no Brasil. Ao longo de 60 anos, formou milhares de profissionais, consolidando-se como uma referência nacional e internacional na educação e na tecnologia da informação e comunicação. Desde sua fundação em 1965, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, o Inatel transformou o sonho do professor José Nogueira Leite em realidade, preparando seus alunos para enfrentar os desafios globais do setor de TICs.
Aos 31 de março de 2025, o Inatel celebra seis décadas de história. Sua trajetória, marcada pela dedicação e compromisso, reflete o trabalho de inúmeros profissionais e o apoio de uma comunidade que sempre acreditou no sonho de transformação proposto por Nogueira Leite.
As comemorações do aniversário de 60 anos tiveram início com uma missa solene no Teatro Inatel, presidida pelo Bispo da Arquidiocese de Pouso Alegre, Rv. Dom José Luiz Majella Delgado, e pelo Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, Rv. Padre Omar Aparecido de Siqueira. Durante seu discurso, Dom José Luiz enfatizou a importância do conhecimento e do futuro, palavras que ressoam diretamente no cotidiano de quem atua na formação de novos profissionais em laboratórios de pesquisa, salas de aula e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.
Exposição 60 anos
A semana comemorativa também foi marcada por uma exposição que homenageou todos aqueles que, ao longo das décadas, ajudaram a transformar o Inatel na instituição que é hoje. As palavras de muitos dos envolvidos na história do instituto refletem a dedicação e o impacto gerado por essa trajetória.
A exposição destacou os futuros construídos pelo Inatel, revelando como a história do Brasil se entrelaça com o crescimento da instituição, tornando-a uma verdadeira esfera de oportunidades. "O Inatel é uma instituição construída com generosidade. Ao longo de sua trajetória, sempre houve o compromisso de transformar a vida dos jovens e criar oportunidades para a sociedade", afirmou o presidente da FINATEL, professor Marcelo de Oliveira Marques.
Os ex-diretores também foram homenageados, e o atual diretor, professor Carlos Nazareth, não deixou de ressaltar as contribuições de cada um deles. “O empenho de cada um foi fundamental para que o Inatel se tornasse referência nacional e internacional”.
O professor Justino, que atuou por mais de 40 anos no Inatel, lembrou com carinho o empenho de todos os envolvidos no início do projeto:
“O Inatel é um sonho que se tornou realidade, e essa realização foi possível graças à coragem e dedicação de homens que, sem pedir tréguas, lutaram para tornar o Instituto uma referência na educação e na tecnologia no Brasil”.

Entre os homenageados estava a filha do professor Nogueira Leite, Maria Hortência Leite Netto. Ao ver a exposição “60 Anos”, ela compartilhou a alegria de contemplar o legado de seu pai sendo eternizado: “O Inatel é motivo de muito orgulho, e todos que contribuíram para chegar até aqui merecem reconhecimento. Parabéns a todos por manter viva a essência do que [meu pai] idealizou”.
Cada um, à sua maneira, deixou um legado que, ao longo dessas seis décadas, ajudou a construir uma instituição que é hoje um ícone na educação e na formação de profissionais para o setor de TICs, sempre comprometida em transformar o futuro da sociedade por meio do conhecimento.