Alunos do Inatel são selecionados para Super Time da Olimpíada Brasileira de Satélites

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1A equipe AlphaSat, formada pelos alunos Pedro Siqueira Paulino (Engenharia de Telecomunicações) e Diego Coutinho (Engenharia de Computação), foi selecionada para integrar o Super Time da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). O seleto grupo é formado pelas dez melhores equipes de todas as regiões do país entre as 130 inscritas na OBSAT. O objetivo do Super Time é planejar e desenvolver um satélite para lançamento orbital com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI), além de participar das regionais da OBSAT para promoção do evento.

A escolha da equipe AlphaSat foi oficializada no dia 12 de julho, em uma reunião com as dez equipes selecionadas e a participação do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). O professor do Inatel e tutor técnico, Evandro César Vilas Boas, representou a AlphaSat nas discussões junto à Organização da OBSAT e demais equipes sobre os objetivos do Super Time e próximos passos. “Recebemos o convite para integrar esse seleto time com grande satisfação. Para a equipe, a conquista representa o reconhecimento pelo esforço ao longo das Fase 01 e Fase 02 e, principalmente, a consolidação do time já em sua primeira competição. Para os alunos, essa conquista inédita demonstra a qualidade de ensino do Inatel”, destacou.
A equipe Priceless Brain, formada pelas alunas Arielli Ajudarte da Conceição (Engenharia de Telecomunicações) e Sthefany Farias Vilela (Engenharia Elétrica), continua na fase 3 da OBSAT.

A AlphaSat e a Priceless Brain integram o CubeSat Desing Team, times de competição do CS&I Lab (Cyber Secutity & IoT Laboratory), no desenvolvimento de pequenos satélites como forma de complementar a formação dos estudantes e despertar o interesse pela área de engenharia espacial. O time está aberto a participação de alunos de todos os cursos de graduação do Inatel. Os interessados devem procurar pelo orientador responsável pelos trabalhos do grupo, o professor Evandro César Vilas Boas.