O CubeSat Design Team do Inatel está classificado para a etapa estadual da 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), que será realizada em novembro, no campus da instituição, em Santa Rita do Sapucaí. Na segunda fase da competição, a equipe Lorenzent Cage ficou em primeiro lugar e a Eremita na terceira colocação, sob tutoria do professor Evandro César Vilas Boas. Nessa etapa, a organização avaliou a implementação da missão proposta na fase anterior, por meio de um relatório e de um vídeo.
A equipe Lorentz Cage propôs como missão do CuboSat testar a geração de energia elétrica usando fios longos e finos estendidos a partir do satélite, que interagem com o campo magnético e o potencial eletrostático da atmosfera terrestre, gerando corrente elétrica que pode ser utilizada para várias finalidades. Confira o vídeo da equipe Lorentz Cage.
A equipe Lorenzent Cage é formada pelos alunos Diego Anestor Coutinho (Engenharia de Computação), Diogo Menegaldo Maioli Rosa (Engenharia de Telecomunicações) e Matheus Renó Torres (Engenharia de Computação). “É uma grande alegria poder representar o Inatel junto das pessoas que constituem o Lorentz's Cage em uma competição com grande expressão como a OBSAT, uma vez que passamos por grandes desafios de engenharia e trabalho em equipe, podendo crescer e nos desenvolver pensando não apenas na graduação, mas sim em cenários reais e com desafios do mercado onde podemos contribuir e desenvolver tecnologias para o futuro”, disse Diogo.
A equipe Eremita definiu como missão do satélite monitorar florestas em tempo real e coletar informações sobre o estado das florestas. Ele funciona como uma espécie de repetidor que recebe dados de sensores localizados na floresta e os envia para um centro de processamento de dados. Confira o vídeo Eremita 2ª Fase.
A equipe Eremita, que ficou em 3º Lugar, é formada pelos alunos Arielli Ajudarte da Conceição (Engenharia de Telecomunicações), Lívia Cecília Gomes Silva (Engenharia de Computação), Gustavo Pivoto Ambrósio, (Engenharia de Computação) e Lucca Ribeiro Lopes (Engenharia de Computação). “É muito gratificante constatar que os esforços de todos os integrantes envolvidos na missão renderam mais uma excelente classificação no Ranking de aprovados na 3ª fase da OBSAT. Estamos ansiosos para a próxima etapa, que acontecerá no Inatel, e esperamos alcançar uma classificação igualmente satisfatória”, disse Lívia, capitã do time.
A Regional de Minas Gerais será nos dias 16 e 17 de novembro, com organização do CubeSat Design Team do Inatel por meio do CS&I Lab, em parceria com a OBSAT.