Artigos de Telecomunicações do Inatel se destacam em congresso internacional

Participação de alunos no IEEE ICOCO 2025 reforça excelência acadêmica e protagonismo científico da instituição.

Três alunos de graduação em Engenharia de Telecomunicações do Inatel tiveram artigos apresentados no IEEE International Conference on Computing (ICOCO 2025), um dos principais congressos internacionais nas áreas de computação e tecnologia da informação. O evento aconteceu de forma híbrida em Kuching, na Malásia, entre os dias 5 e 8 de outubro, reunindo pesquisadores, engenheiros e profissionais de todo o mundo. Os alunos Gustavo Moraes, João Gabriel Marcelino e Raphael Oliveira representaram a instituição com apresentações realizadas de forma remota.

A conquista reforça a importância da formação para além da sala de aula, incluindo o incentivo à pesquisa aplicada e à produção científica na graduação. A participação dos estudantes em um congresso de prestígio internacional como o IEEE ICOCO evidencia o potencial dos jovens engenheiros formados pelo Inatel e o impacto das atividades desenvolvidas nos laboratórios do campus.

Pesquisas que conectam teoria e inovação tecnológica

Integrante dos laboratórios CS&I Lab e WAI Lab, o aluno Gustavo Moraes apresentou o artigo “The Efficacy of Feature Selection for Machine Learning-Based Detection of Phishing Attacks”. O trabalho propõe um modelo para identificar ataques de phishing, golpes que simulam links legítimos para enganar usuários, a partir da análise de características das URLs, como tamanho e uso de caracteres incomuns. A pesquisa busca otimizar o processo de detecção, reduzindo o custo computacional sem comprometer a precisão.

“Foi uma experiência muito boa, principalmente por poder compartilhar uma pesquisa na qual me empenhei bastante. Trabalhei nesse projeto por quase dois anos, então foi gratificante ver tudo o que aprendemos sendo aplicado na prática. Além disso, houve o desafio do inglês, o que tornou tudo ainda mais enriquecedor”, destaca Gustavo.

Parte dos aprendizados do artigo foi aplicada no projeto do grupo de Gustavo na Fetin, rendendo duas premiações ao time.

Já o estudante João Gabriel Marcelino, vinculado ao CTIoT Lab, apresentou o artigo “MilkWay: A System for Automated Dairy Chain Monitoring”, que propõe um sistema baseado em Internet das Coisas (IoT) para automatizar o monitoramento de tanques de armazenamento de leite em ambientes rurais. A solução integra sensores de pH, temperatura e nível conectados a um microcontrolador, permitindo o controle remoto e preciso das condições do produto.

A experiência também ampliou a visão de João sobre as possibilidades da Engenharia de Telecomunicações e seu papel em diferentes setores. “Você ouve falar sobre o mundo das telecomunicações, mas viver isso é totalmente diferente. É um universo enorme, com muitas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento”, conta o aluno. Ele complementa: “Poder aplicar a engenharia em áreas que eu gosto, como o agronegócio, é algo extraordinário. Me motiva a seguir estudando e a pensar em como levar tecnologia para mais pessoas.”

O aluno Raphael Oliveira, também integrante do CS&I Lab e WAI Lab, apresentou o artigo “A Real-Time Machine Learning-Assisted SQL Injection Detection for Web Applications”, que propõe um sistema de detecção em tempo real de ataques por SQL Injection, utilizando inteligência artificial. O trabalho se destaca por combinar e balancear múltiplos bancos de dados públicos para treinar modelos de aprendizado de máquina com o framework AutoGluon AutoML, garantindo maior robustez contra diferentes padrões de ataque e alcançando altas taxas de precisão.

Raphael compartilhou ótimos resultados em sua pesquisa sobre sobre detecção de SQL Injection em tempo real com IA.

Representar o Inatel no congresso foi, segundo Raphael, uma experiência marcante. “Foi uma honra ter meu artigo aceito e poder representar o Inatel em um evento internacional.” Ele ainda reforça que a experiência agregou aprendizados que levará para a vida profissional: “Muita coisa que aprendi vou usar na minha carreira na área de cibersegurança.”

Apoio contínuo à pesquisa

O incentivo à pesquisa é um diferencial na formação dos alunos do Inatel, presente desde os primeiros anos da graduação. “Assim que entrei no Inatel, já tive a oportunidade de ingressar em uma bolsa de iniciação científica. O incentivo nunca faltou, e essa chance de apresentar um trabalho em um congresso internacional foi incrível. Temos encontros frequentes com os orientadores para discutir resultados e novas ideias”, relata Gustavo.

Já Raphael destaca o papel dos laboratórios e da orientação docente no desenvolvimento de pesquisas: “Os laboratórios, com todas as ferramentas e o apoio dos professores, deixaram tudo mais prático. As reuniões semanais e o método de testes e resultados contribuíram muito para que o artigo ficasse completo.”

A presença dos alunos no IEEE ICOCO 2025 reflete o compromisso do Inatel em oferecer uma formação que une teoria, prática e pesquisa de ponta. Para Gustavo, participar de um evento internacional mostrou o impacto global do trabalho desenvolvido no Brasil. “É muito legal ver como, aqui em Minas Gerais, conseguimos ter um impacto em nível mundial, trocar experiências e aprender com pessoas de todo o mundo. Essa conexão mostra o quanto a formação no Inatel é capaz de abrir portas.”