Dois estudantes do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel foram reconhecidos com destaque no Prêmio Talentos na Engenharia 2025, uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE, em parceria com a MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA. A cerimônia de premiação aconteceu durante o 53º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE 2025, realizado entre 15 e 18 de setembro, em Campinas (SP).
Lucas Ruan Fidélis Ferreira conquistou o 3º lugar na categoria Inovação Tecnológica com o projeto “Otimização de Triagem de Alertas em SOCs com LLMs”. Seu trabalho oferece uma solução para desafios em cibersegurança, aplicando modelos de linguagem em Centros de Operações de Segurança para tornar a triagem de alertas mais confiável e eficiente. A pesquisa combina abordagens ensemble e LLMs self-hosted, equilibrando privacidade, robustez e escalabilidade em ambientes críticos.
“Fiquei muito feliz e honrado com o reconhecimento. Ver um trabalho no qual me dediquei tanto ser valorizado foi muito gratificante e me motivou ainda mais a continuar me dedicando. Durante o processo, aprendi muito com os orientadores e com o ambiente do Inatel, que oferece todo o suporte para testarmos ideias e evoluirmos como estudantes e pesquisadores. O CS&I Lab tem sido essencial para a minha trajetória. Poder aplicar na prática o que aprendo nas aulas me fez enxergar a teoria de outro jeito”, afirma o estudante.
Já Álvaro Sampaio Careli alcançou a 5ª colocação com o projeto “DeforTrack: Dataset e modelos de segmentação aplicados à detecção de áreas verdes”. Combinando visão computacional e inteligência artificial, o trabalho utiliza deep learning, quantização de modelos e Edge AI para análise da cobertura florestal. A inovação inclui a implementação em dispositivos de baixo custo, como o Raspberry Pi 5, tornando a tecnologia acessível para projetos ambientais e preservação.
Ambos os projetos foram desenvolvidos nos laboratórios CS&I Lab e CTIoT Lab, do curso de Engenharia de Telecomunicações, sob a orientação dos professores Evandro César Vilas Boas e Felipe Augusto Pereira de Figueiredo, e demonstram o potencial da pesquisa aplicada para transformar desafios em soluções que beneficiam a sociedade.
Para o professor Evandro, “ver os alunos sendo premiados em uma competição de nível nacional representa a concretização de um trabalho de orientação estruturado para potencializar a formação dos nossos estudantes por meio de atividades complementares, como a iniciação científica e tecnológica desenvolvida nos laboratórios temáticos de Telecomunicações. Além disso, ter novamente dois projetos premiados pelo segundo ano consecutivo reforça a qualidade dos profissionais que formamos e entregamos ao mercado ano após ano.”
Reconhecimento e incentivo à inovação em engenharia
O Prêmio Talentos na Engenharia tem como objetivo incentivar a produção intelectual de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia, além de valorizar pesquisas e boas práticas que contribuam para o avanço da educação no Brasil. A premiação contempla duas categorias principais: Educação em Engenharia, para trabalhos que abordam pesquisas aplicadas ao ensino; e Tecnologia e Inovação, destinada a projetos que desenvolvem soluções práticas para problemas na área de engenharia.
Os cinco melhores trabalhos de cada categoria são selecionados por uma comissão avaliadora especializada e recebem premiações em dinheiro, que variam de R$10 mil para o primeiro lugar a R$2 mil para o quinto. Além do reconhecimento em dinheiro, os trabalhos finalistas recebem certificados de participação e destaque em publicações específicas da ABENGE, ampliando a visibilidade das pesquisas desenvolvidas.