Fetin Internacional: inovação que conecta fronteiras

Realizada anualmente, a Feira Tecnológica do Inatel (FETIN) consolidou-se como uma plataforma essencial para promover a inovação, conectando alunos e pesquisadores de diversas áreas da ciência e tecnologia. Paralelamente à programação, a FETIN Internacional deste ano contou com a participação de mais de 20 estudantes de quatro países — Alemanha, Bolívia, Equador e Paraguai — em um evento repleto de trocas de experiências e projetos inovadores.

 

Eficiência energética além das fronteiras

A FETIN Internacional é uma oportunidade única de integração entre os países. Além de conhecerem os projetos desenvolvidos pelos estudantes do Inatel, os participantes também puderam explorar o que está sendo realizado em Instituições de Ensino estrangeiras. Um dos destaques foi o projeto macTaM, desenvolvido em parceria entre a Jade University (Alemanha) e o Inatel.

O macTaM é um sistema voltado para a eficiência e segurança energética. A solução foi apresentada pela primeira vez na FETIN de 2023 e, neste ano, trouxe diversas novidades. Com base nas avaliações feitas no ano passado, o grupo aprimorou a hibridização dos laboratórios de engenharia de alta tensão, utilizando o macTaM como um sistema de aprendizagem que combina práticas presenciais e remotas. "O foco foi desenvolver um ambiente interativo que introduzisse os alunos a experimentos complexos de alta tensão de maneira gradual", explicaram as estudantes Sindi Veliko e Nicole Bratz. O projeto foi atualizado com operação remota e integrado à plataforma de aprendizagem digital da Jade University, oferecendo um caminho de aprendizagem estruturado, com vídeos tutoriais e experimentos interativos.

As melhorias aumentaram a funcionalidade do sistema e proporcionaram maior flexibilidade aos estudantes, que agora podem realizar os experimentos remotamente. "Essa flexibilidade tem um impacto direto no sucesso dos estudantes, pois promove o acesso aberto à educação, essencial para o ensino de engenharia", comemoraram as alunas. Além disso, o sistema de segurança do macTaM, implementado no ano passado, foi mantido, garantindo a segurança e a eficiência nos experimentos de alta voltagem.

 

Tecnologia assistiva gamificada

Diretamente da Bolívia, os estudantes Bianca Camila Garnica Pericón e Aldair Osvaldo López Sánchez, da Universidad Privada del Valle Cochabamba, trouxeram o projeto Zumi & Randal: Robôs de Aprendizagem Interativos para Crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento. O objetivo é desenvolver dois robôs — Zumi, em forma de coelho, e Randal, um pinguim — para auxiliar no aprendizado de crianças com condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dislalia (distúrbio que causa dificuldade na fala).

Os robôs foram projetados para interagir com as crianças por meio de jogos e atividades educacionais, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. "Nosso foco é oferecer uma experiência divertida e terapêutica, adaptada às necessidades individuais de cada criança", explicou Bianca. Equipados com inteligência artificial, os robôs utilizam tecnologias avançadas, como o Raspberry Pi 4B e o ESP32, para proporcionar uma interação personalizada e eficaz.

O Zumi, por exemplo, conta com reconhecimento de mãos e voz, permitindo que as crianças pratiquem conversas e desenvolvam habilidades motoras e sociais. Já o Randal auxilia no tratamento de crianças com dislalia, fornecendo feedback sobre a pronúncia de palavras e incentivando a correção por meio de atividades interativas. "Queremos melhorar a aprendizagem das crianças, mas também oferecer uma ferramenta útil para pais e terapeutas", destacou Aldair.

 

Experiências enriquecedoras

Durante a FETIN, os estudantes internacionais tiveram a oportunidade de conhecer Santa Rita do Sapucaí e a estrutura do Inatel. Por meio de tours organizados pelos estudantes do Inatel, os alunos vivenciaram dias imersos no universo acolhedor do interior mineiro. A troca de experiências foi enriquecedora: no último dia da FETIN, os visitantes apresentaram suas culturas para os brasileiros e colegas de outros países. Essa atividade de integração cultural fortaleceu os laços entre os estudantes.

Os alunos-visitantes também conheceram os Programas de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel e participaram de uma apresentação sobre o Programa Pan-Americano de Formação Prática, desenvolvido em parceria com a Huawei, que oferece bolsas de estudos para alunos latino-americanos. Durante os dias no Inatel, os professores das universidades visitantes reuniram-se com as coordenadorias e a diretoria do instituto para discutir possíveis parcerias e estreitar laços institucionais.

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