O Inatel acaba de receber da Nokia Brasil a doação de um site 5G. O conjunto de antenas 4G e 5G passa a integrar o Parque de Antenas, um laboratório a céu aberto dedicado à área de telecomunicações. A estrutura possui dois setores, seguindo o padrão das operadoras de telefonia móvel nacional.
Os colaboradores do Inatel envolvidos no projeto com a Nokia Brasil terão a oportunidade de contar com capacitações in loco, trazendo mais segurança e credibilidade ao serviço fornecido à multinacional.
“Nossas atividades incluem desde a supervisão das instalações até a aceitação remota dos sites. Agora, com o recebimento do site 5G, poderemos oferecer treinamentos teórico-práticos para nossa equipe, permitindo que atuem de forma mais eficaz ao trabalhar com essa infraestrutura”, destaca o gerente do MIDC, responsável pela operação Nokia no Inatel, André Abbade.
Do ponto de vista educacional, os estudantes do curso de Engenharia de Telecomunicações terão acesso a um laboratório cada vez mais equipado com tecnologia de ponta, como o site 5G recém-recebido.
“A implantação deste laboratório abrange diversas áreas da nossa instituição. Ele irá contribuir significativamente para a formação dos nossos engenheiros. Conhecer essas instalações, trabalhar com os equipamentos e realizar as configurações necessárias ajudará no desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para a formação de nossos futuros profissionais", aponta o presidente da FINATEL e coordenador do curso, prof. Marcelo Marques.

A parceria entre o Inatel e a Nokia avança com o objetivo de fortalecer tanto a formação de engenheiros quanto a aplicação de tecnologias no mercado. Filipe Jardim da Motta, Customer Delivery Manager da Nokia, destaca que, com o projeto em andamento, as instituições estão consolidando um caminho que traz benefícios para ambas as partes e para o setor como um todo.
“Nossa expectativa é favorecer não só o negócio, mas o mercado. Preparar pessoas com mais visão multidisciplinar e com capacidade holística abrangente para poder visualizar não só aquilo que está no data sheet, mas na especificação. Isso é assim, a conexão é essa", conclui.