Inatelinas que mudam o mundo

Com o projeto “Eagle Glasses”, alunas do Inatel vencem 5.ª edição do prêmio “Mude o Mundo como uma Menina”. A solução tecnológica auxilia pessoas com deficiência visual e é resultante da Fetin 2023.

As alunas do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, Elaine Cristina de Cássia Silva e Paula Aparecida da Silva, dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, bem como Engenharia de Telecomunicações, respectivamente, conquistaram o prêmio “Mude o Mundo Como uma Menina”, neste mês de dezembro de 2023. As pesquisadoras venceram a categoria coletiva “Juntas Somos Força”, com o projeto “Eagle Glasses”, uma solução tecnológica que utiliza a Inteligência artificial para decodificar a linguagem de símbolos e ícones para áudio, promovendo assim uma maior acessibilidade, inclusive digital, às pessoas cegas e com baixa visão, no país. A tecnologia foi desenvolvida no CS&I Lab do Inatel e produzida sob orientação do professor Evandro César Villas Boas. Clique aqui e confira a premiação completa.

“É extremamente gratificante participar de competições direcionadas para o incentivo às meninas. Ações como essa nos traz inspiração e força para continuarmos a desenvolver projetos na área da tecnologia – uma vertical ainda pouco ocupada por mulheres. Alcançar reconhecimento com o “Eagle Glasses” (destinado para o auxílio de deficientes visuais) proporciona ainda uma sensação de dever cumprido”, comenta Elaine Silva, a respeito da conquista. 

Projeto Eagle GlassesO “Eagle Glasses” é um “óculos-guia” que auxilia pessoas cegas ou com baixa visão. A ferramenta é composta por uma fonte de alimentação de energia, que se conecta a um microcontrolador e também é acoplada a um óculos com câmera. A gravação do ambiente pode ser ativada, por meio de um botão, a fim de que seja detectada alguma imagem (texto, faixa de pedestre, semáforos, dinheiro, objetos dos mais diversos) a ser informada ao usuário - por meio de um áudio. 

A inovação tecnológica vencedora foi apresentada pela primeira vez durante a programação da 42.ª Feira Tecnológica do Inatel (Fetin), em Santa Rita do Sapucaí (MG), que aconteceu em setembro deste ano de 2023. A solução que visa a inclusão de pessoas com deficiência visual, ganhou destaque na cidade mineira mais conhecida como Vale da Eletrônica e berço da tecnologia no Brasil. Já agora, com a participação no “Mude o Mundo Como uma Menina”, recebe a notoriedade nacional. 

Além do prêmio de R$2.500,00 para investir nos “óculos-guia”, cada pesquisadora garantiu ainda uma mentoria que visa potencializar a ideia do produto. As alunas participarão, por nove meses, do “Programa de Aceleração Força”, em que poderão desenvolver habilidades de empreendedorismo, liderança, economia verde e novas tecnologias. “Participar de iniciativas como essa é inspirar e abrir portas para que outras garotas enxerguem que também podem idealizar e desenvolver projetos tecnológicos. É importante que todas recebam incentivo, para que assim acreditem em suas habilidades e saibam que não estão sozinhas nesta jornada”, enfatiza a aluna Paula Aparecida da Silva. 

O “Mude o Mundo Como Uma Menina” é um programa de desenvolvimento que reconhece o trabalho de jovens capazes de promover mudanças benéficas no meio em que vivem, por meio da ciência e da tecnologia. A ação tem como objetivo destacar meninas brasileiras, entre 13 e 21 anos, que são agentes de transformação em diversas áreas e que fazem a diferença em suas escolas, comunidades ou no mundo. Nesta 5.ª edição do projeto, ao todo seis jovens foram premiadas na categoria individual, além de nove projetos desenvolvidos por mulheres, na categoria coletiva. O prêmio, faz parte da plataforma social “Força Meninas”, um projeto que existe no Brasil desde o ano de 2016 e que visa construir um futuro mais equânime e seguro às mulheres.

Veja mais