O Laboratório de Indústria 4.0 do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel ganhou um novo robô colaborativo, reforçando a formação prática dos alunos. Com 6 graus de liberdade, o equipamento foi projetado para trabalhar em conjunto com operadores em linhas de produção, o que permite a simulação de cenários industriais e oferece uma experiência de aprendizado alinhada às demandas do mercado atual.
Durante as aulas da disciplina de Introdução à Robótica Industrial, os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação terão a oportunidade de programar e integrar o robô com outros dispositivos de automação presentes no laboratório. A prática proporciona uma melhor compreensão do funcionamento de sistemas complexos e da interconexão entre robôs e controladores, preparando-os para desafios reais da indústria. Ao final da disciplina, os alunos executarão um projeto que integrará o robô colaborativo com o robô Scara, já existente no laboratório.
Além de elevar a infraestrutura do laboratório, o novo robô também marca uma nova era para o currículo do curso de Engenharia de Controle e Automação. “Até pouco tempo, a disciplina de Introdução à Robótica era realizada apenas com simulações. Em 2022, com a chegada do robô Scara, os alunos passaram a ter a oportunidade de complementar a simulação com atividades práticas em um robô real. Agora estamos prontos para criar uma célula completa de Indústria 4.0, onde os robôs Jaka e Staubli trabalharão juntos, proporcionando uma experiência ainda mais próxima da realidade industrial,” explicou o professor João Paulo Carvalho Henriques.
A robótica é um dos pilares da Indústria 4.0 e, com o equipamento, os estudantes terão acesso a tecnologias avançadas, incluindo a possibilidade de integrar visão computacional com algoritmos de Inteligência Artificial. A capacidade permite detectar e posicionar peças de forma precisa, expandindo as aplicações práticas de automação e IA.
Outro destaque é a segurança e a facilidade de operação oferecidas pelo novo robô. Diferente das máquinas de grande porte, que demandam maior cuidado por conta de seus motores potentes, este modelo permite, por exemplo, que os alunos movam manualmente seus braços e registrem trajetórias de maneira intuitiva.
Para o professor Alexandre Baratella, coordenador dos cursos de Engenharia de Controle de Automação e Engenharia Elétrica, os sistemas robóticos e a IA têm ganhado cada vez mais relevância no campo da automação, abrangendo áreas como residencial, predial e industrial. A possibilidade do aluno poder trabalhar, operar e programar um robô real, trás uma vivência prática muito grande para que ele ingresse no mercado de trabalho de forma ativa e muito bem colocado profissionalmente. Assim, o Inatel e o curso de Engenharia de Controle e Automação se posicionam estrategicamente na vanguarda da tecnologia.