Inatel fortalece formação em IA, cibersegurança, IoT e CubeSats com novos laboratórios temáticos de Telecomunicações

Ambientes conectam graduação, pesquisa e extensão às demandas atuais do mercado tecnológico.

O Instituto Nacional de Telecomunicações ‒ Inatel fortalece a formação dos estudantes do curso de Engenharia de Telecomunicações com a implantação de três novos laboratórios temáticos voltados às áreas estratégicas da tecnologia: cibersegurança, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e satélites. 

Os novos ambientes são voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária. Essa iniciativa fortalece o aprendizado prático, estimula a interdisciplinaridade e prepara os futuros engenheiros para atuar nas novas fronteiras da tecnologia, conectando a base sólida em telecomunicações às demandas atuais do mercado

A novidade consolida um ano de crescimento expressivo do curso. Em 2025, foram mais de 70 estudantes envolvidos ativamente em iniciações científicas, estágios acadêmicos e times de competição nas áreas de cibersegurança, IoT e CubeSats. O período também foi marcado por conquistas acadêmicas e participação ativa de alunos em congressos científicos nacionais e internacionais. 

Novos laboratórios ampliam formação prática 

O CS&I Lab (Cyber Security and Artificial Intelligence) será dedicado às atividades de extensão universitária e à pesquisa em segurança cibernética, com foco na aplicação de Inteligência Artificial nesse contexto. O laboratório abrigará o DuckWare Team, time de competição em segurança cibernética do Inatel, e atuará em temas como segurança em sistemas de comunicação, infraestrutura de redes de telecomunicações, redes móveis 5G e 6G, além do uso de IA aplicada à proteção de sistemas. 

Já o CTIoT Lab (Critical Telecommunications and IoT Infrastructures) terá como foco as infraestruturas críticas em telecomunicações e Internet das Coisas, incluindo aplicações de Inteligência Artificial. O ambiente apoiará o time de competição de IoT, atividades de extensão e pesquisa, com estudos voltados às verticais de mercado, redes aplicadas a infraestruturas críticas e segurança cibernética em comunicações seguras para ambientes IoT. 

O RadioCom Lab (Radio & Communication) será direcionado às pesquisas e projetos em radiocomunicação, antenas, dispositivos de radiofrequência (RF) e comunicações ópticas, também integrando aplicações de IA. O laboratório reunirá o time de competição de CubeSats e o Inatel Optica Student Chapter, com atuação em temas como pequenos satélites, convergência entre sistemas wireless e ópticos e segurança em comunicações via satélite. 

Os novos ambientes contribuem para que alunos desenvolvam projetos e pesquisas em áreas de interesse.

De forma integrada, os novos laboratórios promovem a formação dos estudantes em áreas promissoras para carreiras em telecomunicações, ampliam a vivência prática durante a graduação e fomentam o desenvolvimento de trajetórias profissionais alinhadas às afinidades de cada aluno. Os ambientes também estabelecem uma ponte direta com os laboratórios de Mestrado e Doutorado do Inatel, fortalecendo o desenvolvimento de competências em pesquisa e incentivando a continuidade da formação acadêmica nas pós-graduações stricto sensu do Instituto. 

Integração com o Centro de Segurança Cibernética 

Centro de Segurança Cibernética amplia a integração entre graduação, pesquisa e serviços no Inatel.

Os três laboratórios mantêm relação direta ou indireta com o CxSC Telecom Inatel ‒ Centro de Segurança Cibernética, ampliando a atuação institucional em duas frentes principais. Na extensão universitária, os laboratórios atuarão como braço do CxSC junto à graduação, à comunidade interna e externa, com ações voltadas ao fortalecimento da formação dos estudantes, relacionamento com colégios, projetos educacionais e atividades de conscientização sobre segurança cibernética. 

Já na pesquisa, os ambientes estarão integrados às atividades científicas do Centro, especialmente por meio do Programa de Iniciação Científica, contribuindo para a formação de jovens pesquisadores e aproximando os estudantes da pesquisa desenvolvida no Inatel.