O projeto Cidades Inteligentes, uma iniciativa do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel em parceria com o BNDES, deu mais um importante passo com a instalação da plataforma de integração de dados em Caxambu (MG) no mês passado. A plataforma - desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia VS Telecom - permite que o sistema de câmeras de segurança seja integrado ao sistema de iluminação pública e detecção de ruídos.
A implementação serviu como a última prova de conceito (POC) do projeto, demonstrando a eficácia e a escalabilidade da plataforma. O sistema pode ser expandido para incluir novos sensores e integrações, crescendo conforme as necessidades e capacidades financeiras dos municípios.
Em Caxambu, a plataforma já está trazendo benefícios tangíveis. A cidade, que é um destino turístico popular entre idosos em busca de tranquilidade, sofria com o barulho de motocicletas que perturbavam o sossego dos visitantes. Após a implementação, o número de ocorrências já apresentou uma queda expressiva, como explica Leonardo Maia, coordenador do Projeto Cidades Inteligentes: “O sensor detecta o barulho da moto, a câmera ajusta o PTZ e tira uma foto da placa do veículo. Com esses dados, a polícia, apesar de ainda não poder aplicar multas baseadas em audiometria, consegue advertir o motociclista. Isso já diminuiu significativamente as ocorrências na cidade.”
O desenvolvimento e a implementação da plataforma envolvem custos significativos, que estão sendo suportados pela empresa VS Telecom. Para minimizar os riscos e otimizar recursos, a decisão estratégica foi concentrar os esforços em uma única cidade. Essa abordagem permitiu não apenas testar e validar a tecnologia, mas também demonstrar seu impacto positivo na comunidade.
“Acreditamos no conceito de desenvolvimento personalizado para cada município. Para esse mercado não há produto de prateleira. Hoje a empresa tem em seu portfólio, o expertise necessário para integrar dispositivos diferentes, de diferentes fabricantes, em sua plataforma, além de garantir a interação entre eles no contexto de cidades inteligentes ou no corporativo. A ideia agora é replicar o modelo e levar esses projetos personalizados para tornar as cidades mais inteligentes e conectadas", destaca o gerente de inovações em 5G da VS Telecom, Hugo Filgueiras.
Conheça o projeto
Cidades Inteligentes é um Projeto Piloto de IoT desenvolvido pelo Inatel em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto visa modernizar a gestão urbana e melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras por meio de soluções tecnológicas. Com foco inicial nas cidades de Santa Rita do Sapucaí (MG), Caxambu (MG) e Piraí (RJ), o projeto já implementou diversas POCs para testar e validar as funcionalidades:
Iluminação pública inteligente com telemetria: a instalação de sensores em lâmpadas de iluminação pública permite o gerenciamento remoto, incluindo ligar, desligar e ajustar a intensidade das luzes. Essa iniciativa tem o intuito de reduzir os custos de energia, aumentar a eficiência energética e melhorar a gestão da iluminação pública. Os sensores foram adicionados em 600 postes de Santa Rita do Sapucaí, 60 de Caxambu e 50 de Piraí, distribuídos em locais estratégicos.
Rastreamento de frota de veículos públicos: aplicado em Santa Rita do Sapucaí, o monitoramento dos veículos da frota da prefeitura visava identificar usos inadequados e otimizar a gestão. A ação resultou em economia de combustível, manutenção preventiva e corretiva, e a utilização mais eficiente dos veículos.
Medição de energia em prédios públicos: o monitoramento do consumo de energia em prédios públicos buscou identificar desperdícios a fim de reduzir o consumo de energia e aumentar a conscientização sobre o uso responsável dos recursos públicos. A iniciativa foi implantada na incubadora municipal de Santa Rita do Sapucaí.
Videomonitoramento inteligente: câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas de veículos foram instaladas para identificar veículos roubados e indivíduos procurados, contribuindo para a melhoria da segurança nas três cidades-piloto.
Aplicativo de zeladoria e ouvidoria: Foi desenvolvido um aplicativo que oferecia à população um canal direto com a prefeitura para solicitar serviços de zeladoria e ouvidoria. O Aplicativo Cidadão Online também incluía um botão de pânico para os usuários acionarem a Guarda Municipal em casos de violência doméstica, o que ajudou a reduzir as ocorrências em Santa Rita do Sapucaí durante o período em que estava ativo.
Evolução contínua
No dia 6 de junho, o projeto de Cidades Inteligentes foi apresentado no IoT Solutions Congress Brasil, um evento internacional que reúne líderes da indústria, especialistas em tecnologia e profissionais C-level. Durante a apresentação, Leonardo Maia compartilhou insights sobre a plataforma desenvolvida e sua aplicação em Caxambu.
Segundo Maia, as cidades estão tendo um avanço tecnológico e buscando soluções inovadoras como essa. “A recepção do projeto foi excelente, as cidades estão atrás disso. Ainda é algo muito novo para os municípios brasileiros. Entender como a tecnologia pode ajudar as cidades a se tornarem mais inteligentes, mais seguras e com ambientes mais agradáveis é um processo de aprendizado, mas está acontecendo.”
O projeto Cidades Inteligentes também será um dos destaques do Inatel no Hacktown 2024, onde a comunidade poderá conhecer mais detalhes sobre a solução e os benefícios trazidos pela integração de serviços urbanos em plataformas inteligentes.