A Física na Agricultura – De Raízes a Satélites. Este foi o tema do Seminário de Física do Inatel – Sefitel do 2º semestre de 2023. Os alunos das disciplinas de Física 1, 2 e 3 desenvolveram projetos focados em utilizar os conhecimentos desta área em benefício da agricultura. Além da abordagem prática, os estudantes apresentaram trabalhos em forma de seminário.
O desafio proposto para alunos do segundo período dos cursos de engenharia foi a criação de uma horta compacta, que use conhecimentos de física e seja aproveitada depois do projeto. O grupo do aluno de Engenharia de Software, Kaik Eduardo Pereira de Freitas, construiu uma horta com controle de calor inteligente. “A física é muito importante para o cultivo da planta, porque você precisa cuidar dela direito, com especificações corretas e condições de calor, como no caso do nosso projeto”, comentou.
Novos conhecimentos e possibilidades
Para Kaik, o Sefitel também é uma oportunidade de conhecer outras áreas da engenharia. “Sou da área de software, mas a tecnologia não está apenas no computador, ela abrange a flora inteira, projetos para agricultura, que tem crescido muito graças a essa parte tecnológica”, relatou.
Abrir novas visões e conhecimentos dentro da física é um dos benefícios do seminário, conforme relata o aluno do terceiro período de Engenharia de Computação Rafael Areias Silveira. “O Sefitel abre possibilidades, existem tecnologias que a gente não vê, mas que passam informação, têm uma grande relevância e melhoram o desenvolvimento e rentabilidade de uma plantação”, explicou.
No projeto do grupo de Rafael, essas tecnologias invisíveis fazem toda a diferença. Os estudantes de Física 2 criaram um projeto com controle de culturas por sensoriamento remoto, que usa sensores de ondas eletromagnéticas e infravermelho para medir a saúde da planta. “A luz também é formada por ondas que a gente não enxerga, sabendo que existe informação além do que a gente vê, é possível transmitir e captar informações relevantes para a plantação”, disse.
De acordo com a coordenadora do Sefitel, professora Karina Perez Mokarzel Carneiro, esta vivência multidisciplinar é o grande objetivo do seminário, que promove a integração dos alunos e a aplicação prática da física. “O Sefitel leva a física para muito além da sala de aula, ele ajuda a mostrar o quanto os conhecimentos científicos são aplicáveis em diversas situações em benefício da sociedade”, explanou.