Sistema inovador de transmissão de dados e energia por fibra óptica tem conceito comprovado no Inatel

O Inatel e a empresa MPT Cable participaram, no dia 10 de julho, de uma prova de conceito do projeto realizado pelas equipes do Inatel Competence Center PDI (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação) e Laboratório WOCA. Os dois centros realizaram o desenvolvimento de um sistema conhecido como Power Over Fiber (PoF), onde a fibra óptica poderá transmitir além de dados, energia elétrica, para por exemplo, alimentar uma femtocélula de 5G ou 6G.

O Inatel acumula ampla experiência com programas de fomento, no desenvolvimento de projetos que envolvem a pesquisa científica e soluções para o mercado, ou seja, que contam com a expertise dos pesquisadores acadêmicos e dos engenheiros da área de negócios. Desde a implantação da Lei de Informática, o Instituto tem se firmado como parceiro consistente para os investimentos em P&D. A MPTCable, que fabrica fios e cabos de telecomunicações para aplicações de dados, voz, imagem, automação, se destaca como um desses cases de sucesso. O desafio foi apresentado em 2021 para a pesquisa, e agora a empresa poderá fornecer soluções ao mercado com aplicações comerciais, dado projeto em parceria com o Inatel.

O que é Power Over Fiber?

O Laboratório WOCA pesquisa o sistema Power Over Fiber (PoF) desde 2020 e com a chegada da parceria, o projeto migrou do campo da pesquisa para a prova de conceito com o apoio dos especialistas do laboratório PDI HW/SWE, especializado no desenvolvimento de soluções de hardware e software embarcado, para comprovar o funcionamento real da teoria. O Power-over-fiber, ou PoF, é uma tecnologia em que um cabo de fibra óptica transporta energia, que é usada como uma fonte de energia e também como transporte de dados. Isso permite que um dispositivo seja alimentado remotamente. Esses sistemas podem ser usados para proteger a fonte de alimentação de tensões perigosas, como de raios, ou para evitar que a tensão da alimentação inflame explosivos. A energia sobre fibra também pode ser útil em aplicações ou ambientes onde é importante evitar os campos eletromagnéticos criados pela eletricidade*.

O que é uma Femtocélula?

A potência transportada pela fibra óptica é capaz de alimentar uma femtocélula 5G, enquanto também transmite dados, o que contribui para maior eficiência e confiabilidade da conectividade. Uma femtocélula é um dispositivo, de baixa potência e alcance local, utilizado para prover conectividade e experiência dos usuários em ambientes internos ou de alta circulação de pessoas**.  

O Diretor Comercial da MPTCable, Carlos Pilz Neto, é engenheiro de telecomunicações formado no Inatel, em 1978, e confirma que a parceria com o Instituto está em vigor desde 2021, para desenvolvimento de novos produtos, com aplicações na rede 5G. “O Inatel é uma instituição com muita tecnologia, com parcerias com as indústrias desde sempre, o que nos motivou a buscá-lo para o desenvolvimento de novos produtos nesse mercado de telecomunicações, em especial para a área de 5G, que tem uma expansão ilimitada e, a partir disso, vamos para o 6G também” reitera o ex-aluno.

O engenheiro esteve no Inatel para a prova de conceito juntamente com Evandro Lee Anderson Spinola, que também acompanhou o avanço do projeto de perto, até sua apresentação nas dependências do Inatel. O projeto PoF contou com a coordenação técnica do Prof. Arismar Cerqueira, à frente da comprovação do conceito teórico, e coordenação do projeto por Francisco Portelinha (ICC PDI HW/SWE), aonde a viabilidade da solução foi comprovada com uma demonstração pela rede 5G de transmissão de voz e dados, além do recebimento da potência energética pela fibra óptica. 

O gerente de pesquisa desenvolvimento e inovação do ICC PDI HW/SWE, Francisco Portelinha, explica sobre os diferenciais do projeto. “Nós desenvolvemos um sistema totalmente inovador, comprovamos a sua viabilidade aqui no Inatel e transferimos essa solução ao mercado. Foi possível comprovar o funcionamento da fibra transmitindo dados e também energia. Com isso, conseguimos alimentar uma Femtocélula 5G e também poderemos aplicar em soluções para o 6G, usando somente um cabo com várias fibras transmitindo dados e energia” defende o profissional do Inatel.

 *Wikipedia – Power Over Fiber
**MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Veja mais