O Inatel conquistou sua primeira dupla titulação de doutorado com a Lappeenranta-Lahti University of Technology (LUT), na Finlândia. O acordo entre as instituições permite que orientadores das duas parceiras atuem como coorientadores, o que amplia a colaboração acadêmica e a internacionalização do programa, validando o diploma nos dois países.
A conquista foi liderada por Pedro Emílio Gória Silva, que apresentou a tese “Communications in Cyber-Physical Systems: Semantic-Functional Approach, Vulnerability, and Physical Layer Performance”. O projeto explora formas de melhorar a comunicação entre sistemas ciberfísicos por meio da comunicação semântica, uma tecnologia emergente que otimiza a transmissão de dados em redes 5G e 6G, preparando o futuro das telecomunicações. A tese integra o WAI Lab, laboratório do Inatel dedicado ao desenvolvimento de pesquisas inovadoras focadas na integração de tecnologias que compõem os sistemas de comunicações sem fio e a inteligência artificial.
A defesa, realizada online em 27 de setembro de 2024, seguiu rigorosamente os critérios acadêmicos de ambas as instituições e contou com a participação de especialistas de diferentes países, incluindo o Prof. Dr. Rausley Adriano Amaral de Souza, orientador do projeto pelo Inatel, o Prof. Dr. Pedro H. Juliano Nardelli, coorientador pela LUT, o Prof. Dr. Nikolaos Pappas, da University of Linköping, na Suécia, o Prof. Fabrício Braga, da UFPB – Universidade Federal da Paraíba, e o Dr. Tiago Reis Rufino Marins, da Ericsson, também na Suécia.
Essa não é a primeira experiência de dupla titulação de Doutorado do Inatel: em dezembro de 2021, a primeira defesa de tese do doutorado da instituição foi em parceria com a Université de Haute Alsace, na França.
Trajetória do aluno Pedro Gória
Pedro Gória iniciou sua carreira acadêmica no Inatel ainda na graduação em Engenharia de Telecomunicações e, desde cedo, traçou seu caminho na pesquisa. Após concluir o mestrado na instituição, decidiu seguir seu sonho de estudar fora do país. Pedro iniciou o programa de doutorado do Inatel e, com o apoio de seu orientador, Prof. Dr. Rausley, conseguiu uma bolsa para realizar disciplinas na LUT. Em 2021, foi aprovado no programa de dupla titulação e dividiu sua pesquisa entre o Inatel e a universidade na Finlândia.
Sobre sua trajetória, Pedro comenta: “O suporte e o acolhimento do Inatel e da LUT foram essenciais em cada fase da minha jornada. Realizar o doutorado em dois países abriu portas para minha formação, permitindo que eu vivenciasse diferentes perspectivas de pesquisa e culturas acadêmicas, principalmente com a orientação dos professores Rausley e Pedro. No Inatel, tive toda a base e apoio para desenvolver meu projeto, enquanto na LUT aprofundei minhas habilidades em um ambiente internacional.”
Um marco para o futuro
A parceria entre o Inatel e a LUT fortaleceu os laços acadêmicos entre Brasil e Finlândia. O acordo cria oportunidades únicas para futuros alunos desenvolverem pesquisas internacionais, especialmente em um momento em que o mundo se prepara para a estruturação das redes 5G e 6G.
"Essa defesa marca não apenas um grande passo na carreira do Pedro, mas também inaugura um novo capítulo para o Inatel nesta parceria com a LUT. Com a dupla titulação, nossos alunos podem desenvolver pesquisas de ponta em laboratórios internacionais e abre caminho para outros estudantes seguirem essa mesma jornada", reforça o Prof. Rausley, orientador da tese pelo Inatel.
O coorientador do projeto, Prof. Nardelli, da LUT, destaca a importância da parceria: “A LUT é uma universidade tecnológica que realiza pesquisas de ponta em engenharia elétrica, mas com pouco foco em telecomunicações. Nesse contexto, é fundamental para meu grupo de pesquisa em sistemas ciberfísicos colaborar com instituições de referência nessa área. O Inatel, representado pelo Prof. Rausley, um colega de longa data, é o parceiro ideal para desenvolvermos projetos conjuntos, e iniciamos com o aluno Pedro Gória. Hoje, podemos afirmar que esse empreendimento foi muito bem-sucedido e estamos planejando novos alunos para o programa. Acredito que este foi apenas o primeiro passo de um futuro promissor de parceria.”
Para o Prof. José Marcos Câmara Brito, Pró-Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa do Inatel, a dupla titulação é um programa de grande relevância para o Inatel. “O programa propicia aos alunos e professores a possibilidade de realizarem seus trabalhos de pesquisa em sintonia com outros grupos de pesquisa mundiais, colaborando para a internacionalização do nosso programa de mestrado/doutorado e aumentando a visibilidade dos resultados dos nossos trabalhos de pesquisa. Além disso, a dupla titulação facilita o processo para que o aluno desenvolva uma carreira internacional na área de pesquisa”, completa.
Programa de Doutorado do Inatel
O Doutorado em Telecomunicações do Inatel, iniciado em 2019, após aprovação da CAPES em 2018, oferece linhas de pesquisa em Dispositivos de RF e Fotônicos e Redes e Sistemas de Telecomunicações. Com apoio de órgãos de fomento como CAPES, FAPEMIG, FAPESP, CNPq e Finatel, e diversas oportunidades de bolsas, a instituição já formou 239 mestres e 12 doutores.
O programa tem consolidado a atuação do Inatel no desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação, integrando pesquisas estruturantes com projetos como o Brasil 6G e o Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G (xGMobile), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O Inatel mantém 38 acordos acadêmicos, sendo 21 nacionais e 17 internacionais. Com essa conquista, fortalece sua posição como uma instituição de vanguarda na pesquisa em telecomunicações e amplia seu alcance para além das fronteiras brasileiras.
Inscrições abertas
As inscrições para o mestrado e doutorado do Inatel estão abertas. Clique aqui e inscreva-se.