Inatel recebe Prêmio Ozires Silva pelo projeto Nativos do Futuro

Iniciativa de educação tecnológica é reconhecida nacionalmente por promover inclusão digital e inovação

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel foi reconhecido com o Prêmio Ozires Silva, na categoria destaque nacional, pelo projeto Nativos do Futuro. A premiação, concedida pelo Instituto Brasil Digital, destaca práticas inovadoras alinhadas ao nível de maturidade e às diretrizes estabelecidas no Manifesto Brasil Digital.

O Nativos do Futuro, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), tem como propósito levar o acesso ao conhecimento tecnológico e fomentar a inclusão digital dos jovens. A iniciativa estimula competências fundamentais para o futuro, como criatividade e habilidades nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia.

Para o professor Guilherme Marcondes, coordenador do projeto, um reconhecimento como esse chega para reforçar a importância de iniciativas que conectam educação, inovação e transformação social.

“Este prêmio mostra que o trabalho realizado com o Nativos do Futuro está em sintonia com os desafios e as necessidades do Brasil digital. É um estímulo para continuarmos expandindo o alcance do projeto e transformando vidas por meio da tecnologia”, afirma.

O projeto Nativos do Futuro

A iniciativa do Inatel com o Nativos do Futuro amplia o acesso de estudantes do ensino fundamental e médio a conteúdos digitais educativos e competições tecnológicas.

O projeto oferece uma plataforma gratuita, que reúne cursos online, podcasts, reportagens especiais e diversos conteúdos sobre temas como inteligência artificial, conectividade, robótica, programação, sustentabilidade e muito mais.

Além dos conteúdos exclusivos, a plataforma também divulga informações sobre as olimpíadas tecnológicas, realizadas nos últimos dois anos em várias regiões do país. Nessas competições, estudantes enfrentam desafios em robótica, programação, engenharia biomédica e segurança cibernética, desenvolvendo criatividade, inovação e trabalho em equipe.

As Olimpíadas já passaram pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e Alagoas. As finais serão no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, em 31 de outubro.

A plataforma pode ser acessada gratuitamente, de qualquer dispositivo, pelo endereço: www.nativosdofuturo.com.br

Sobre o Instituto Brasil Digital

O Instituto Brasil Digital (IBD) é uma associação sem fins lucrativos e apartidária que promove a inovação e a transformação digital no Brasil, com foco em educação, inclusão digital, diversidade e sustentabilidade. Criado a partir do antigo Instituto MicroPower, o IBD é responsável por iniciativas como o Movimento Brasil Digital para Todos, a Academia Brasil Digital, o Congresso Brasil Digital e o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva.

O Prêmio Brasil Digital Ozires Silva

Concedido pelo Instituto Brasil Digital, o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva reconhece projetos, instituições e líderes que se destacam pela aplicação de práticas transformadoras em inovação e transformação digital no Brasil. Inspirado na trajetória do engenheiro e empreendedor Ozires Silva, o prêmio valoriza iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do país e servem como referência de boas práticas.