O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, celebra o 36º Seminário de Física do Inatel – Sefitel. Essa edição começou em fevereiro de 2024 e terá uma duração até o mês de junho, bem como abordará a temática “O Tempo na Física” – linha teórica definida pela Comissão Organizadora do evento na instituição. O objetivo da ação é aplicar os conceitos da Física em diversas áreas do conhecimento por meio da apresentação de trabalhos em um formato de seminário. A proposta, é que os alunos das disciplinas de Física 1, 2 e 3 das Engenharias do Inatel possam desenvolver estudos em benefício da sociedade e do cotidiano humano, por meio da pesquisa tecnológica. Ao todo são cinco etapas, sendo elas: inscrição de equipes, recorte temático, palestras, entrega de relatórios e artigos, além das apresentações para uma banca avaliadora e ao público externo.
Neste ano está prevista a participação de aproximadamente 380 alunos, bem como 34 trabalhos de Física 1, 33 trabalhos de Física 2 e ainda nove trabalhos de Física 3, no Sefitel. As 76 apresentações irão permear desde os conceitos lúdicos, perpassando por pôsteres a artigos em plenária. “Os alunos participarão da experiência em pesquisa científica, do levantamento de informações, da escrita de artigos científicos e relatórios técnicos, dos desafios do trabalho em grupo e da apresentação de seminários. Além disso, com as apresentações eles poderão praticar também as habilidades da comunicação oral e visual”, enfatiza Karina Perez Mokarzel Carneiro, Coordenadora do Programa de Iniciação Científica e Organizadora do Sefitel.
A palestra promoveu um questionamento a respeito da evolução da ciência e das teorias desenvolvidas pelos grandes especialistas da física, matemática e filosofia, a respeito do “tempo”. O conteúdo perpassou pela mitologia grega, a filosofia platônica e a ideia do “tempo” descrita por Newton e aplicada ao princípio da matemática, na ciência moderna. O público pôde conferir também uma percepção do “tempo” por meio dos conceitos do telégrafo e a sincronia de relógios, assim como pela teoria da relatividade e a percepção de que em cada lugar do espaço há um “tempo” e ele pode fluir, de maneiras diferentes. Exemplos da tecnologia do GPS e o mapeamento da gravidade terrestre ainda foram apresentados no bate-papo, uma vez que para obter-se uma posição tridimensional, com altíssima precisão, o ajuste do “tempo” é imprescindível neste mapa de localização.
Para além dos “pais da ciência do tempo”, um dos assuntos mais instigantes da palestra foi a temática “O Problema dos Três Corpos”. Esse assunto inclusive virou filme e série nos Streamings mundiais! O palestrante trouxe ainda, uma perspectiva das pesquisas brasileiras premiadas, como, por exemplo, os “sistemas dinâmicos”, em que o país possui prêmios (Nobel) em pesquisas na área. Para Bráulio Garcia as contribuições da filosofia e da física fazem parte e estão enraizadas na vivência humana. “O primeiro ponto da ciência é a curiosidade humana! O sujeito sempre terá uma base teórica como fonte de informação e, juntamente com a observação e a capacitação em boas instituições, os alunos, por exemplo, podem contribuir com pesquisas e o desenvolvimento de novas ideias no mundo”, comenta o professor.
Felipe Emanuel Chaves, professor do Inatel do departamento de Física e Matemática, complementa que a física vai muito além da sala de aula e pode ser aplicada em diversas áreas, como na indústria, em empresas, na área de cosméticos e biológica, entre outros campos, assim como na Engenharia. “Todos os projetos de engenharia de alguma forma têm um alicerce na física. Essa ciência para ser sistematizada e modelada, depende das ferramentas matemáticas. Nesse contexto, é importante que as disciplinas de Engenharia criem um conhecimento sólido aos alunos, a fim de que a elaboração de projetos e pesquisas levem em consideração os conceitos básicos ou os mais avançados de física”, enfatiza o professor.
O Sefitel é uma realização do Inatel, com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação. Clique aqui e confira as fotografias da etapa de Palestras do evento. Fique atento ainda à data do dia 15 de junho de 2024, em que os alunos apresentarão os projetos desenvolvidos para o Seminário, no saguão da Biblioteca e nas Salas de aula do Instituto. Para mais informações, acesse aqui o site do Seminário.