Finais do start_Engenharia reúne jovens talentos no Inatel

Nos dias 17 e 18 de outubro, aconteceram as finais do start_Engenharia, uma iniciativa do núcleo start_Inatel voltada para alunos do Ensino Médio. O projeto, que ao longo do ano leva aos estudantes uma introdução prática às engenharias oferecidas pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, proporciona uma experiência imersiva com foco em despertar o interesse pela área. Durante o período, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o campus do Instituto, receber capacitações e participar de diversas atividades, culminando na competição final.

Neste ano, mais de 700 alunos participaram das etapas seletivas, e 128 estudantes de 31 Instituições avançaram para a fase final. Divididos entre as áreas de Engenharia de Telecomunicações, Automação e Elétrica, Computação e Software, e Produção, os competidores enfrentaram desafios técnicos que simulavam cenários reais, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto e suas habilidades em criatividade, trabalho em equipe e raciocínio lógico.

O start_Engenharia de Telecomunicações desafiou os alunos a solucionar problemas de conectividade, Internet das Coisas (IoT) e cibersegurança, incluindo criptografia de senhas, defesa contra ataques hackers e automação de ambientes. A competição ainda contou com um cofre interativo, fabricado no FabLab do Inatel, que exigia a manipulação de mecanismos como motores, autenticação por presença e impressão digital, além de alarmes visuais e sonoros, o que tornou a dinâmica mais envolvente e prática.

No start_Engenharia de Automação e Elétrica, a competição foi marcada por combates de robôs da categoria Cupim, desenvolvidos pelos próprios competidores. A atividade exigiu precisão e controle das máquinas. Um prêmio especial foi destinado ao competidor que demonstrou a melhor habilidade de manobra durante os combates.

O start_Engenharia de Computação e Software promoveu a Maratona Anual de Programação do Inatel (MAPI). Os participantes enfrentaram o desafio de resolver 15 problemas computacionais utilizando a linguagem Python, em um formato que simula as tradicionais maratonas de programação, com um limite de duas horas para a conclusão das tarefas.

No start_Engenharia de Produção, a dinâmica envolveu uma simulação de mercado financeiro, em que as equipes tomaram decisões estratégicas de investimento. A equipe vencedora foi aquela que conseguiu acumular mais recursos ao final da prova, mostrando uma combinação de análise de risco, tomada de decisão rápida e entendimento do mercado.

O coordenador do start_Inatel, professor Wanderson Saldanha, reforça a importância de iniciativas como essa: “Um dos maiores desafios da humanidade é a educação, especialmente no desenvolvimento de competências importantes como o raciocínio lógico e matemático. Quando temos a oportunidade de dialogar com os alunos do Ensino Médio e apresentar a engenharia como uma possibilidade, acreditamos estar abrindo portas para o futuro, criando caminhos que muitas vezes nem haviam sido considerados.”

Premiações

Os primeiros colocados de cada Engenharia foram premiados com um Echo Spots, enquanto os segundos e terceiros lugares receberam Smartwatches i2GO e Mini Projetores Magcubic, respectivamente.

start_Engenharia de Telecomunicações

1º lugar: Colégio Tiradentes da Polícia Militar - Pouso Alegre/MG
Alunos: João Pedro de Oliveira Campos, Luiz Artur Caixeta Scalco e Gabriel Scodeler Passos.

2º lugar: ITB Moacyr Domingos Savio Veronezi - Barueri/SP
Alunos: Lunna de Souza Almeida, Victor Augusto Siqueira Sales e Gabriel Anjos Bottino. 

3º lugar: SESI - Pouso Alegre/MG
Alunos: Isaac Assis Costa Lopes, Daniel Vilela Vieira de Carvalho e Lucas Chagas Vinhais.

start_Engenharia de Automação e Elétrica 

1º lugar: Colégio Intelecto - Pouso Alegre/MG
Alunos: Lucas Ferreira Pagliarini, Pedro Paulo Castro Brito e Felipe José Gonçalves Dias. 

2º lugar: Colégio COC Sete de Setembro - Poços de Caldas/MG Alunos: João Pedro Simão Pereira, Murilo Ramos Vilela e Rhuan Gonçalves.

3º lugar: Instituto RSM - Mogi das Cruzes/SP
Alunos: Vitória Alessandra das Neves, Wilian Cristovam Nunes da Silva e Emerson Vieira Silva.

Melhor piloto de robôs: Luidy Faria do Carmo, da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE - FMC), de Santa Rita do Sapucaí/MG.

start_Engenharia de Computação e Software

1º lugar: Colégio Militar - Belo Horizonte/MG
Alunos: Daniel Carvalho Bittencourt Correia, Luísa Gomes Michel e Vinícius Reis Souza de Oliveira. 

2º lugar: Colégio Padre Júlio Maria - Boa Esperança/MG 
Alunos: Kauan Andrade Chaves, Nathan Rodrigues Oliveira e Luiz Gabriel Ferreira Pereira.

3º lugar: Colégio Marista - Varginha/MG
Alunos: Mateus de Paula Souza, Daniel Aires Alves e Felipe Miranda Fracassi.

start_Engenharia de Produção

1º lugar: Centro Educacional Jardim Amália - Volta Redonda/RJ
Alunos: Gabriel de Almeida Loche, Guilherme Duarte Pinheiro Ferreira e Tiago Ciribeli Oliveira de Souza.

2º lugar: Colégio Interativo - Volta Redonda/RJ
Alunos: Adiel Dias Ferreira dos Anjos, Bernardo de Azevedo Figueiredo e Guilherme Adauto da Rocha Marioti.

3º lugar: SESI - Pouso Alegre/MG
Alunos: João Victor, Davy Alves e Lívia Rosa Camargo. 

Na ocasião, também foram entregues os prêmios da final nacional da Olimpíada de Engenharia Biomédica, realizada pelo Nativos do Futuro, um projeto do Inatel em parceria com a Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Categoria Auditiva

Instituto Alpha Lumen - São José dos Campos/SP 
Alunos: Isabela Vitória Venerando, Luís Antônio Eira Velha Pontes do Amaral, Tomás Niciporciukas Rocha Campos e Eduardo Antônio Nassif de Castro.

Categoria Visual

Instituto Alpha Lumen - São José dos Campos/SP
Alunos: Gustavo Rodrigues Araujo, Mariana Silva Obristi, Thalia Rebouças Ossuma e Maria Clara de Freitas Fusco.

Categoria Motora

Externato Nossa Senhora de Lourdes - Campanha/MG
Alunos: Sophia Lentz, Luiz Guilherme Costa dos Santos, Murilo Mendes Maciel e Casimiro Daniel Lemes Silva.

Impacto educacional e perspectivas futuras

O start_Engenharia foi um grande sucesso ao promover a capacitação técnica dos alunos, ao mesmo tempo em que desenvolveu as habilidades interpessoais. Tanto professores quanto alunos saíram motivados, e o Inatel reafirmou seu compromisso com a formação de futuros engenheiros. Nos próximos anos, a expectativa é expandir o alcance do projeto, incluindo novas escolas e desafios.

“Cada edição do start_Engenharia será única, afinal estamos falando de uma instituição que é referência em tecnologia e inovação. Para 2025, com o modelo validado e as contribuições recebidas, passaremos por um processo de revisão e voltaremos com tudo. Acreditamos que teremos resultados mais audaciosos e que nossa contribuição para as instituições de Ensino Médio será ainda mais impactante”, afirma Saldanha.

Veja mais