Inatel sedia a regional Sudeste da Olimpíada Nacional de Segurança Cibernética

O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel recebeu a etapa regional Sudeste da Olimpíada Nacional de Segurança Cibernética nesta sexta-feira (06). O evento faz parte do projeto Nativos do Futuro, promovido pelo Inatel, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e é financiado pela Finep.

A Olimpíada reúne estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil para resolver desafios relacionados à segurança digital, abrangendo áreas como dados, sistemas computacionais e redes de telecomunicações. Esta edição contou com a participação de 33 duplas, sendo 12 presenciais no campus do Inatel e 21 duplas competindo online.

Desafio cibernético: "capture a bandeira" (CTF)

O formato da competição foi o tradicional "Capture a Bandeira" (CTF), onde as equipes resolveram problemas baseados em conteúdos aprendidos durante os treinamentos disponibilizados pelo Nativos do Futuro. A dupla que chegasse à resposta correta no menor tempo possível, vencia o desafio.

Resultados da etapa Sudeste

Após as disputas, as duplas vencedoras da etapa Sudeste foram:

  • 3º Lugar: Nathan Araújo e Gekyume Serna (Rio de Janeiro, RJ)
  • 2º Lugar: Breno José Barbosa e Eduardo Luiz Lima (Pouso Alegre, MG)
  • 1º Lugar: Nicolas Rosa Souza e Leonardo Rocha Almeida (Brazópolis, MG)

O amanhã da Tecnologia

O projeto Nativos do Futuro visa incentivar o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro da tecnologia e da inovação. A iniciativa prepara jovens para os desafios das novas tecnologias e busca inspirar a próxima geração de engenheiros e profissionais da área digital.

"A Olimpíada oferece uma oportunidade única de aprendizado, e espero que nossos alunos saiam daqui mais preparados para esse universo tão relevante", comentou o Professor Jean Lucas Macedo, responsável pelos alunos do Colégio Tiradentes e SESI SENAI Orlando Chiarini, presentes na competição.

O Nativos do Futuro tem como objetivo engajar estudantes de todo o país a explorar a conexão entre tecnologia, carreira profissional e realização pessoal.

Veja mais