Primeira Olimpíada de Engenharia Biomédica Nacional conclui etapas regionais e seleciona finalistas para o desafio final

A primeira Olimpíada de Engenharia Biomédica Nacional, voltada para estudantes do Ensino Médio, concluiu suas etapas regionais e já definiu as equipes finalistas que participarão da grande final, em outubro, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. A iniciativa, que é parte do projeto Nativos do Futuro, foi financiada pela Finep e contou com o apoio do Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Com o objetivo de incentivar jovens talentos a explorarem as profissões do futuro, a Olimpíada desafiou estudantes de todo o Brasil a desenvolverem soluções tecnológicas na área de tecnologia assistiva. Durante a competição, os alunos precisaram transformar ideias inovadoras em protótipos funcionais, abordando desafios relacionados à visão, audição e coordenação motora. 

As etapas regionais foram realizadas em cinco cidades brasileiras: Belém (PA), Santa Rita do Sapucaí (MG), Recife (PE), Brasília (DF) e Curitiba (PR). Ao todo, o evento contou com 122 inscritos, dos quais 39 efetivamente participaram. As competições aconteceram em formato de hackathon, com um dia inteiro dedicado à criação e implementação dos projetos, sob a orientação de mentores técnicos.

As equipes vencedoras de cada regional foram classificadas para a etapa final. No Norte, a equipe Sinergia Motora se destacou na categoria motora, enquanto a equipe EngBiônicos venceu na categoria auditiva. No Sudeste, a equipe Biotutu foi a vencedora na categoria auditiva, e os Bioneers levaram a melhor na categoria visual. Já na região Centro-Oeste, a equipe Morcegos garantiu sua vaga na final com um projeto na categoria visual.

No Sul, a equipe BioTech conquistou a categoria auditiva, e a Duque Visão se destacou na categoria visual. Com a conclusão das etapas regionais, o foco agora se volta para a grande final, que acontecerá em outubro no Inatel. As equipes finalistas terão a oportunidade de aprimorar seus projetos e competir pelo título de campeã nacional da primeira Olimpíada de Engenharia Biomédica. Além do prestígio, os vencedores terão a chance de dar um grande passo rumo a uma carreira promissora nos campos da engenharia. 

O projeto Nativos do Futuro, responsável pela Olimpíada, busca não apenas inspirar jovens talentos, mas também engajar estudantes de todo o país a explorarem a interseção entre tecnologia e carreira, futuro e realização profissional pessoal. Com o apoio da Finep e do Governo Federal, o Inatel reforça seu compromisso em promover a educação tecnológica de qualidade e em preparar as novas gerações para os desafios do século XXI.

Estudantes do Ensino Médio de todo o território nacional ainda podem se inscrever para as Olimpíadas de Segurança Cibernética, Olimpíada de Robótica e Olimpíada de Programação. Além da participação no Portal, onde serão disponibilizados e-books, videoaulas, podcasts, séries televisivas, tutoriais, mentorias, lives, workshops e muito mais. 

Inscreva-se para o Portal e as Olimpíadas
Conheça o Projeto e inscreva-se para o Portal AQUI!

Inscreva-se para Olimpíada de Segurança Cibernética  AQUI!

Siga o Nativos do Futuro no Instagram

Faça parte da Comunidade no Discord

Conheça o Canal no Youtube

O Nativos do Futuro também está no TikTok

E as fotos das Olimpíadas estão no Flickr!
 

Veja mais