Revista de Telecomunicações de importância internacional nomeia professor do Inatel como editor

Além de sua tradição na formação de novos profissionais no campo das tecnologias da informação e comunicação, o nível da pesquisa do Inatel é um dos mais respeitados entre as sociedades científicas. Recentemente, o professor Rausley Adriano de Souza, do corpo docente do Mestrado em Engenharia de Telecomunicações, foi nomeado Editor da Revista IEEE Communications Letters, chefiada pela IEEE, uma das mais importantes do segmento de telecomunicações.

Rausley é um dos quatro brasileiros selecionados para o grupo de edição da revista, que já está em sua 28ª edição. Como editor, ele se dedicará à avaliação de periódicos na área de Communication Systems II, sendo o único representante do Inatel na revista. De acordo com ele, a nomeação demonstra o quanto o Instituto está se consagrando no mercado acadêmico. “Isso mostra cada vez mais o amadurecimento do programa de pós-graduação do Inatel, que já vem sendo construído desde os anos 2000”, explica.

A experiência com revistas científicas não é nova para o professor. Em 2020, Rausley foi nomeado Editor-chefe do Journal of Communication and Information Systems (JCIS) da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). Nesse sentido, suas pesquisas e experiência com a revista anterior contribuíram para sua qualificação para participar da IEEE Communications Letters.

 

Pós-Doutorado

Desde agosto de 2023, no Programa de Pós-Doutorado na School of Electrical and Information Engineering da University of Sydney, o engenheiro se divide entre pesquisas e orientações de mestrado. Rausley conta que os projetos desenvolvidos no laboratório da instituição estão ligados ao 5G e ao 6G. Sua área de pesquisa pós-doutoral está relacionada a comunicações sem fio, antenas e superfícies reconfiguráveis para sistemas 6G.

O laboratório da University of Sydney é o maior do país em tecnologias voltadas para telecomunicações. Em termos de pesquisa e inovação, o professor afirma que o Inatel está bem posicionado quanto ao futuro da pesquisa, devido às diversas vertentes de estudos e à infraestrutura de equipamentos e laboratórios disponíveis no Instituto. “Vejo que o grupo de pesquisa do Inatel, conectado no xGMobile, tem uma grande diversidade. Mesmo comparado com o laboratório aqui na Austrália, vejo que o grupo do Inatel trabalha em diferentes áreas”, conta.

Vale ressaltar que Rausley é um dos coordenadores do WAI Lab, um dos novos laboratórios do Inatel. O espaço é dedicado a pesquisas focadas em comunicação sem fio e inteligência artificial. Segundo ele, a internacionalização do laboratório contribui ainda mais para o destaque e a importância dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores. “Levamos conhecimento e também trazemos de volta”, conclui.

Veja mais