Carlos Nazareth, Diretor do Inatel, faz um balanço da instituição e ressalta os objetivos futuros do Instituto que completa 59 anos.
Há 59 anos o Brasil passava por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Ainda na mesma época, a Engenharia de Telecomunicações já começava a viabilizar as interconexões em um país continental. É neste interessante contexto, em 1965, que desponta o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel. Desde então, o pioneirismo e empreendedorismo, que fizeram o projeto nascer, nunca deixaram de existir no Instituto.
O Inatel tem o propósito de formar jovens e transformar vidas, por meio da educação. Passo a passo, a cada avanço, surgiu um ecossistema que abarca hoje cursos de graduação com carreiras em sete engenharias, até uma estreita relação com o mercado, além de programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, com pesquisas científicas de altíssimo nível. Trata-se de uma estrutura empreendedora, inovadora e que trabalha com metodologias que valorizam a transformação do conhecimento em resultados concretos para a sociedade, fazendo com que o envolvimento com atividades práticas e com projetos do mundo real sejam uma constante no Instituto, há 59 anos!
Carlos Nazareth Marins, diretor do Inatel, traz neste artigo em formato de entrevista um resumo a respeito do modelo educacional da instituição, que hoje pode ser comparado ao que há de mais moderno ao redor do mundo. O Diretor fala a respeito dos desafios da instituição, desde a área educacional até às necessidades para atendimento das empresas parceiras que fazem parte do mercado de tecnologia da informação e comunicação.
ENSINO NO INATEL
Carlos Nazareth: O Inatel oferece programas educacionais de extrema qualidade em um contexto não só brasileiro, mas também internacional. O modelo de educação da instituição não se baseia exclusivamente em um ensino formal. A nossa metodologia, para a formação de novos talentos da Engenharia, engloba uma gama de atividades que corroboram para a capacitação técnica, emocional, social e relacional, sendo todas essas características adequadas à época atual de formação. Hoje em dia, muito se fala de “hard skills” e “soft skills”, no entanto, o Inatel visa o desenvolvimento dessas habilidades desde o início de sua trajetória.
Nosso propósito principal é transformar vidas através da educação. A jornada começa quando os nossos alunos ingressantes iniciam os seus cursos e percebem que existe uma integração, através do uso de nossa infraestrutura laboratorial, das disciplinas práticas e teóricas. Além disso, as atividades extracurriculares propostas aos nossos alunos visam gerar competências e habilidades que dão aos nossos formandos uma gama de experiências valorizadas pelas empresas e organizações que atuam na área de tecnologia. Todas as nossas áreas de atuação trabalham de forma intensa e integrada, com intuito de oferecer ao mercado um recém-formado com experiência.
Nossos cursos têm excelente avaliação nos rankings de instituições de ensino superior, nas avaliações do Ministério da Educação e no mercado, resultando em índices de empregabilidade dos nossos alunos recém-formados que se aproximam da totalidade.
Os últimos anos foram marcados por grandes conquistas de nossos estudantes. Tivemos um desempenho excepcional dos nossos alunos nas Olimpíadas Brasileiras de Satélites. O Inatel ficou com o primeiro, segundo e terceiro lugares em várias fases, com destaque para o primeiro lugar nacional. Esta conquista é relevante e demonstra a visão de vanguarda de nossos programas educacionais, uma vez que a área de comunicações via-satélites não é simples e está passando por uma transformação rápida, abrindo grandes oportunidades para nossos alunos no mercado de trabalho.
Nossas equipes em áreas como Controle, Automação e Robótica se destacaram em várias competições, incluindo a IRONCup, realizada no início de março com recorde de público. Os nossos alunos também tiveram ótimos desempenhos em competições computacionais e de e-Sports e na área da Engenharia Biomédica, onde tivemos o prêmio de melhor artigo do Congresso Nacional de Iniciação Científica.
No contexto de internacionalização, o Inatel trabalha com afinco para gerar oportunidades aos alunos, em todos os nossos programas, podendo destacar a ampliação da dupla diplomação para todos os cursos de graduação, que foi uma grande conquista, pois amplia as oportunidades de carreira para nossos alunos, tanto no Brasil quanto na Europa. Já o projeto HEIComp, em colaboração com instituições internacionais, busca melhorar a metodologia de formação dos alunos, capacitando-os com habilidades relevantes para o mercado de trabalho, em que a participação de professores e acadêmicos em eventos internacionais, dentro e fora do Brasil, entre várias outras ações, fazem parte da dinâmica do nosso Instituto.
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Carlos Nazareth: Tivemos avanços significativos nos programas de pós-graduação stricto sensu. Os programas de mestrado e doutorado solidificam nossa posição como uma instituição universitária relevante e desafiadora, permitindo a interação entre programas de pesquisa que oferecem uma experiência diferenciada, tanto em termos de desenvolvimento científico quanto de formação prática. Os alunos têm a oportunidade de se envolverem tanto em pesquisas científicas de fronteira, quanto em projetos de pesquisa práticos e aplicados, preparando-os não apenas para carreiras acadêmicas, mas também para papéis de liderança em empresas e organizações. Isso os diferencia e os prepara para os desafios do mercado de trabalho.
Nos últimos anos o programa tem se destacado nacional e internacionalmente nas suas duas linhas de pesquisa que englobam doze áreas de atuação. O Centro de Referência em Radiocomunicações, através de seus laboratórios de pesquisa, tem se destacado nacional e internacionalmente nas pesquisas de 5G e 6G desde 2015, o que resultou em uma das maiores produções per capita em nossa área de atuação e na criação do Centro de Competência Inatel - EMBRAPII em Redes 5G e 6G. O xGMobile, como é conhecido o Centro, atua na formação de Recursos Humanos, pesquisas avançadas na área de comunicações móveis, fomento para startups e associações tecnológicas com pequenas, médias e grandes empresas.
INATEL COMPETENCE CENTER
Carlos Nazareth: O Inatel Competence Center atua com excelência e de forma destacada no desenvolvimento de software, hardware e firmware; serviços tecnológicos para ativação de sistemas de comunicações móveis no Brasil e na América Latina; na área de calibração e testes laboratoriais; em consultorias e em educação continuada. Toda a nossa equipe trabalha de modo a oferecer ao mercado as competências de nossos alunos, especialistas, pesquisadores e professores, resultando em soluções de qualidade e alto padrão, que contribuem para o desenvolvimento de nossos parceiros, do cenário tecnológico nacional dentro do contexto internacional. Soluções sistêmicas, novas funcionalidades e produtos que são oferecidas ao mundo em diferentes áreas.
Nossa equipe de desenvolvimento de negócios trabalha de modo a melhor integrar e desenvolver as necessidades dos nossos parceiros para atender as exigências de mercado e agregar valor às empresas através de seus produtos e soluções. A abordagem utiliza metodologias modernas, de modo a facilitar, quando necessário, as potencialidades da nossa instituição com as dos parceiros e dos órgãos e instituições governamentais, viabilizando uma ampla avaliação dos formatos de parcerias que a tríplice hélice pode gerar, em função das particularidades de cada um dos casos.
Este esforço constante é reconhecido pelos clientes e pelas instituições governamentais, tendo, como exemplo, o prêmio que recebemos como unidade EMBRAPII, de Projeto mais Inovador do país, no ano de 2023, com uma solução para a área da saúde.
Estamos comprometidos em continuar avançando em novas áreas de negócios e mantendo a qualidade e a excelência em nossos serviços. Com projetos inovadores e parcerias estratégicas, esperamos continuar contribuindo para o avanço tecnológico de todo ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil.
ECOSSISTEMA INATEL
Carlos Nazareth: Acreditamos que é por meio de atividades, eventos, oportunidades e experiências, que os nossos alunos adquirem a competência de olhar o mundo com o compromisso de manutenção, aprimoramento e preservação do meio ambiente. Todas as nossas atividades têm a responsabilidade de educar através de suas particularidades. Um olhar cuidadoso para a sociedade sempre esteve presente em nossa instituição, pois há décadas nos comprometemos em “Formar o ser humano para engenharia” e com isso moldar um profissional com um olhar social, que empregue o seu conhecimento e suas capacidades de transformação, por meio da profissão, para o bem-estar da sociedade.
O compromisso institucional com a sociedade também se mostra presente no Programa Inatel cas@viva, que forma crianças e adolescentes para o mundo da tecnologia e nos programas de bolsas da instituição que propiciam diversos incentivos ao desenvolvimento acadêmico dos jovens.
O ANO DE 2024
Carlos Nazareth: Em 2024, queremos intensificar as ações que nos trouxeram até este momento da história e continuar inovando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com as necessidades de um mundo que se transforma digitalmente, com uma crescente velocidade.
Nos preparamos ao longo dos últimos anos para atender as demandas de Telecomunicações, Computação e Software, Controle e Automação, Engenharia Biomédica, Energia e Produção. Estamos aptos a contribuir com as redes 5G e 6G, com os sistemas computacionais avançados, com a implantação e disseminação da indústria 4.0, com a tecnologia para aprimoramento da saúde, para as energias sustentáveis e para o ganho de eficiência operacional das corporações que trabalham conosco. Estamos dedicados aos temas relevantes que englobam inteligência artificial, segurança cibernética, realidade virtual e aumentada, controle de drones e veículos não tripulados, internet das coisas (IoT), Big Data, Impressão 3D, Robótica, entre outros.
Nossa comunidade e nossos colaboradores estão envolvidos na atuação competente de nossas áreas para avançarmos institucionalmente com todos os nossos parceiros internos e externos que sempre foram essenciais para o Instituto.
Nosso objetivo é criar uma cultura organizacional que priorize o bem-estar de nossa equipe com intuito de continuarmos avançando em nossas atividades de educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação.
RUMO AOS 60 ANOS
Carlos Nazareth: Sempre pioneiro, o Inatel lidera importantes pesquisas do Brasil, como foi com a TV Digital e, nos últimos anos, na área de comunicações móveis.
Para os próximos anos, a proposta do Instituto é mais que formar profissionais qualificados em Engenharia, perpassa também por promover a inovação no país, nas mais variadas vertentes de mercado.
Com cases praticados em salas de aulas, laboratórios, pesquisas científicas, programas sociais, esportivos, culturais, e parcerias com empresas, existe uma busca constante pela formação conectada com o mercado e com a nova geração, sem deixar de lado a essência do ensino consistente nas áreas de engenharia, que dá sustentação aos nossos alunos e ex-alunos de se desenvolverem neste mundo de constantes e rápidas mudanças. Não tenho dúvidas que a manutenção destas ações, a médio e longo prazo, contribuirão de forma relevante na transformação do nosso país em um dos grandes desenvolvedores de tecnologias, para um mundo cada vez mais conectado e digital.
Neste momento em que caminhamos para os nossos 60 anos, o Inatel se renova e trabalha de forma comprometida para transformar conhecimentos em inovações, que propiciem o desenvolvimento humano e social. Contamos com todos vocês nesta nossa jornada!